No dia 03 de abril de 2024, durante a LAAD Security & Defence 2024, o Exército Brasileiro, representado pela Diretoria de Fabricação, e a empresa Embraer celebraram o contrato de Atualização Tecnológica do Radar SABER M60, revigorando a parceria estratégica entre as duas instituições, e reforçando o objetivo de fortalecer a Base Industrial de Defesa (BID).
A iniciativa surge da urgente necessidade de recuperação de radares atualmente indisponíveis para emprego, devido ao avanço da tecnologia de componentes eletrônicos em relação à época do seu desenvolvimento, impossibilitando a utilização de métodos tradicionais de manutenção. A atualização não apenas equipara suas características às de um sistema novo, mas também proporciona uma série de benefícios adicionais no seu desempenho operacional, além de aumentar significativamente sua vida útil, reduzir seus custos de manutenção, trazendo, como consequência, substancial economia de recursos no ciclo de vida desse material.
Prestigiaram o evento diversas autoridades, destacando, o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia, Gen Ex Achilles Furlan Neto, o Comandante Logístico, Gen Ex Flavio Marcus Lancia Barbosa, o Diretor de Fabricação, Gen Div Tales Eduardo Areco Villela e o Comandante de Defesa Antiaérea do Exército e Gerente do Programa Estratégico Defesa Antiaérea, Gen Bda Marcos José Martins Coelho.
Esta parceria entre a Diretoria de Fabricação e a empresa Embraer representa um grande estímulo ao capital intelectual nacional e ao desenvolvimento de potencialidades tecnológicas no país. Ao unir esforços com uma empresa renomada, o Exército Brasileiro não apenas moderniza suas capacidades de defesa, mas também fortalece suas relações com a BID.
FONTE: DF/EB