Resende (RJ) – No período de 7 a 11 de agosto, o 31º Grupo de Artilharia de Campanha Escola realizou um grande exercício no Simulador de Apoio de Fogo (SIMAF) da Academia Militar das Agulhas Negras. O exercício foi conduzido por instrutores e monitores da Artilharia da AMAN e capacitou 84 militares do Grupo, entre oficiais e praças.
O Simulador de Apoio de Fogo é um instrumento de ensino e adestramento extremamente valioso para o Exército Brasileiro, pois permite à tropa executar ações de campo de batalha mediante a representação de diversos cenários. Com a simulação, a artilharia consegue realizar uma ampla gama de missões com alto grau de realismo, segurança, e economia de meios.
Diversos Problemas Militares Simulados foram apresentados aos integrantes dos diversos subsistemas de Artilharia (Direção e Coordenação, Topografia, Observação, Linha de Fogo, Comunicações). Os militares avaliaram os problemas e apresentaram soluções por meio de diversas técnicas de tiro, como barragem, tiro sobre zona, fumígeno e iluminativo. O simulador também auxilia na observação dos impactos nos alvos e na correção da operação na linha de fogo.
O 31° Grupo de Artilharia de Campanha atingiu os seus objetivos quanto ao adestramento de oficiais e sargentos no Simulador de Apoio de Fogo. O exercício colaborou para a integração dos subsistemas de sua a Artilharia de Campanha e para o aumento da operacionalidade da tropa.