Recife (PE) – No dia 12 de agosto, a 10ª Brigada de Infantaria Motorizada iniciou a Fase da Simulação Viva da certificação da Força-Tarefa do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado (FT 72º BI Mtz) com um apronto operacional. A atividade, realizada no 71º Batalhão de Infantaria Motorizado (71º BI Mtz), em Garanhuns (PE), integra o processo de Certificação da FT 72º BI Mtz como Força de Prontidão (FORPRON), que acontece no contexto da Operação Guararapes.
Mais de 1.200 militares integraram a tropa vocacionada para o pronto emprego nas funções de combate, apoio ao combate, logística e assistência em saúde. Aliado a esse efetivo, cerca de 120 viaturas operacionais, dentre as quais se destacam as utilizadas no transporte de meios e materiais, as de apoio logístico, os veículos blindados, as viaturas tipo ambulância e as motocicletas da Polícia do Exército, destinadas a garantir a segurança e o deslocamento dos comboios.
Após o apronto operacional, todo o efetivo deslocou-se para cidade de Ouro Branco (AL), onde acontecerão algumas das manobras da Simulação Viva. As tropas que compõem a FT 72º BI Mtz utilizarão o Dispositivo de Simulação de Engajamento Tático, que simula os engajamentos de tiro em combate.
A certificação da FT 72º BI Mtz é realizada sob a supervisão do Comando de Operações Terrestres (COTER) e desenvolve-se em três fases: a Simulação Construtiva, que ocorreu de 1° a 4 de agosto, na 10ª Brigada de Infantaria Motorizada; a Virtual, ocorrida no 71º BI Mtz, entre os dias 7 e 10; e a Viva, que vai até o dia 18 deste mês.
Estiveram presentes no Apronto Operacional o Comandante da 7ª Divisão de Exército, General de Divisão Vinicius Ferreira Martinelli; o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Nordeste, General de Brigada Danilo Mota Alencar; e o Comandante da 10ª Brigada, o General de Brigada André Luiz Aguiar Ribeiro, além dos comandantes das Organizações Militares subordinadas à Brigada.