Força 40: Processo de transformação do Exército

Em prosseguimento ao processo de transformação do Exército, na formulação da proposta da Força 40, integrantes do Estado-Maior do Exército (EME), do Comando de Operações Terrestres (COTER), dos Órgãos de Direção Setorial, dos Órgãos de Assistência Direta e Imediata ao Comandante do Exército, além do Comando de Defesa Cibernética, do Comando de Artilharia do Exército, Comando de Operações Especiais e do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército reuniram-se, no dia 3 de outubro, em mais uma atividade de estudos sobre a Concepção Estratégica para a Força 40, preparando-a para enfrentar os desafios da defesa no horizonte de 2040.

Na oportunidade, o Chefe do Estado-Maior do Exército, Gen Ex Richard Fernandez Nunes, emitiu suas diretrizes para o planejamento de linhas de ação para a configuração da Força Terrestre em 2040, com orientações quanto à natureza, à dimensão e à articulação da Força.
O Gen Richard destacou a importância da transformação, sobretudo no aprimoramento de processos no âmbito da Força. Reforçou a grande responsabilidade das Divisões de Exército, Regiões Militares e Brigadas no desempenho de atribuições operacionais e administrativas. Ainda, delimitou a priorização dedicada à região Amazônica por meio do incremento de capacidades e emprego de materiais com elevada tecnologia.

Ao término das atividades do Grupo de Trabalho que estuda a concepção estratégica para a Força 40, previsto para o mês de dezembro, serão apresentadas propostas e soluções para a configuração do Exército Brasileiro para fazer frente aos desafios futuros.

FONTE: EB

Sair da versão mobile