O Exército Sul dos EUA sediou conversas com o Brasil no quartel-general do Exército Sul de 21 a 24 de junho de 2022. Essa série de eventos de uma semana serviu para fortalecer ainda mais as parcerias profissionais e coordenar eventos bilaterais para os próximos anos.
“Essas conversas bilaterais de equipe não apenas representam a profunda amizade e forte parceria entre os EUA e o Brasil, mas também aumentaram a prontidão e a interoperabilidade de nossos exércitos”, disse o Brig. Gen. Lynn M. Heng, Vice-Comandante Geral do Exército Sul dos EUA (US Army South).
O US Army Staff Talks Program serve como um compromisso bilateral para discussão militar entre os respectivos exércitos. Este ano marca a 38ª vez que o Exército dos EUA e o Exército Brasileiro se encontram, o que tem sido fundamental para melhorar a interoperabilidade e a cooperação entre os dois parceiros. As conversações da equipe deste ano propuseram 70 ações acordadas em uma variedade de áreas, incluindo intercâmbios entre militares e exercícios bilaterais.
“Juntos, fizemos contribuições importantes e sustentadas para a segurança regional, ao mesmo tempo em que fornecemos um exemplo para outras nações de como parcerias bem-sucedidas entre nações democráticas fortes são formadas”, disse Heng.
Essas conversas de estado-maior servem como o principal compromisso anual do Exército dos EUA para o Exército Sul dos EUA, planejadores brasileiros e líderes-chave para discutirem e prepararem ações de cooperação de segurança bilateral acordadas para aprovação por ambos os exércitos.
“Este é um momento importante para o Exército Brasileiro, pois esta reunião vai construir e garantir que continuemos a ter o excelente relacionamento que temos mantido ao longo dos anos com os EUA”, disse o General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, Chefe da Delegação do Exército Brasileiro. “Expresso minha convicção de que esta conferência é também uma ferramenta de construção de confiança mútua, que vai ao encontro das diretrizes do Comandante do Exército Brasileiro no que diz respeito aos laços de amizade com nossos parceiros internacionais”.
Por meio de atividades cooperativas, como conversas de Estado-Maior, intercâmbio de Estado-Maior, exercícios combinados e outras atividades militares profissionais, os exércitos dos EUA e do Brasil podem enfrentar, coletivamente, ameaças e desafios globais complexos para um hemisfério mais seguro e protegido.
Na cerimônia de encerramento, os dois generais elogiaram o Exército um do outro pelo profissionalismo e amizade demonstrados ao longo de seus muitos anos de parceria.
“O diálogo entre nossas equipes, desde 1984, tem sido muito rico e interativo, como foi no ano passado, durante esta semana e nos últimos 38 anos. Nossas nações e nossas forças armadas ficaram mais estreitamente ligadas para a prosperidade de nossos países e deste hemisfério”, disse o Maj. Gen William L. Thigpen, Comandante do Exército Sul dos EUA. “Espero continuar a fortalecer a parceria EUA-Brasil, concentrando-me em parcerias mais fortes e estabilidade e segurança regionais”.
FONTE: US Army
LEIA TAMBÉM: