PROCESSO: PO nº 1600005 – Gab Cmt Ex
EB: 64536.001331/2018-39
ASSUNTO: autorização para assinatura do Complemento nº 6 à Carta de Oferta e Aceitação referente à linha de fornecimento BR-B-UUG, objetivando a utilização de saldo remanescente para o fornecimento de peças de reposição, visando à modernização de 150 (cento e cinquenta) Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal M113BR, por meio do programa Foreign Military Sales (FMS).
COMANDO LOGÍSTICO
1. Processo originado no Comando Logístico, por meio do DIEx nº 321-Seç CLIX Bld/ S Dir Mat/DMAT, de 13 de dezembro de 2017, com a finalidade de obter autorização para a assinatura, pelo Chefe da Comissão do Exército Brasileiro em Washington, em nome do Exército Brasileiro, do Complemento nº 6 à Carta de Oferta e Aceitação referente à linha de fornecimento BR-B-UUG (Letter of Offer And Acceptance BR-B-UUG), para a utilização de saldo remanescente para o fornecimento de peças de reposição, visando à modernização de 150 (cento e cinquenta) Viaturas Blindadas de Transporte de Pessoal M113BR, por meio do programa Foreign Military Sales (FMS).
Sobre a modernização das VBTP M113 no Exército Brasileiro
O Projeto de Modernização, da VBTP M113B para a versão M113 BR, teve início em 2012, por meio de acordo internacional, via programa Foreign Military Sales (FMS) entre os Governos do Brasil e dos Estados Unidos da América, com a participação da empresa BAE Systems. A primeira medida adotada pelo Pq R Mnt/5 foi a preparação da linha de produção para que fosse modernizada a viatura protótipo; em seguida, essa viatura seguiu para o Centro de Avaliações do Exército (CAEx), onde foi submetida a diversos testes em concordância com as Normas do Exército Brasileiro (NEB), bem como algumas normas internacionais. Na sequência, produziu-se um lote-piloto, que foi apreciado e aprovado por aquele Centro.
A produção seriada foi efetivamente iniciada em 2013, com a primeira fase, correspondente ao primeiro contrato via FMS, o qual se encerrou em 2015 e foi responsável pela modernização de 150 viaturas. Hoje, está em andamento a segunda fase, relativa ao segundo contrato de mesma natureza, com previsão de encerramento em 2019, contemplando outras 236 viaturas. O possível terceiro contrato ainda se encontra em fase de estudo pelo Estado-Maior do Exército e pelo Comando Logístico.
Nesse processo de modernização, a VBTP M113 BR recebe outro conjunto de força e um reforço na suspensão, além de alterações de sistemas e componentes que permitem suportar a potência adicional de cerca de 90cv, característica técnica desejável para acompanhar a Viatura Blindada de Combate Carro de Combate (VBCCC) Leopard 1A5 BR, em uma Força-Tarefa. O Projeto conta, ainda, com modificações no Sistema de Comunicações, através da adoção do equipamento rádio FALCON III e do Intercom SOTAS.