Em 1º de dezembro, o Parque Regional de Manutenção/5 apresentou oficialmente a Viatura Blindada de Transporte de Pessoal (VBTP) M113BR de número 150, o que caracterizou o encerramento da primeira fase do Projeto de Modernização desse modelo de viatura.
Esse blindado, em especial, conclui a linha de montagem do primeiro contrato na modalidade Foreign Military Sales e encerra com sucesso o primeiro lote de fabricação.
Durante este processo, iniciado em 2010, a organização militar (OM) de manutenção enfrentou grandes desafios: o estabelecimento da linha de produção da VBTP M113BR; a transferência das viaturas blindadas de Combate M60A3TTS, que o Parque/5 gerenciava, para o Comando Militar do Oeste; e uma lista de testes de campo e de padrões mínimos de desempenho para aprovação do protótipo e do lote piloto no Centro de Avaliação do Exército.
O processo completo de modernização de uma viatura dura cerca de quatro meses, passando por etapas encadeadas e precisas que, ao seu final, levam ao desenvolvimento de um blindado em estado de novo, totalmente modificado e reforçado, com características únicas e potência compatível às demandas da Força.
As VBTP M113BR vêm sendo distribuídas aos batalhões de Infantaria blindados (29º BIB, 7º BIB, 13º BIB e 20º BIB) desde dezembro de 2013, já tendo sido empregadas com êxito na Operação São Francisco (Complexo da Maré/ Rio de Janeiro), como um exemplo.
Já na segunda fase do Projeto, cujo contrato contempla a modernização de mais 236 VBTP M113B, as dotações orgânicas de todas as Unidades da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada (Ponta Grossa/PR), e da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (Santa Maria/RS), serão completadas.
A meta atual do Parque Regional de Manutenção/5 é reorganizar sua linha para aumentar a produção anual de 60 para 80 VBTP M113BR. Para isso, novos equipamentos foram adquiridos pela Diretoria de Material e um novo Pavilhão de Blindados foi construído, o que, aliado ao treinamento dos novos integrantes do Parque, permitirá o sucesso continuado do Projeto.
Os primeiros contêineres referentes ao segundo lote de produção têm previsão de chegada ao Brasil em fevereiro de 2016, o que possibilitará a retomada da produção em março do ano vindouro.
FONTE e FOTOS: EB