Exército Brasileiro recebe M109A5 BR modernizado pela BAE Systems




Por Guilherme Wiltgen

Foram desembarcados hoje de manhã, no Porto de Rio Grande (RS), os 32 obuseiros autopropulsados M109A5 BR, resultado de uma contrato entre a BAE Systems e o Exército Brasileiro.

O recebimento da versão M109A5 BR vai aumentar significativamente a capacidade da artilharia do EB e é mais um exemplo das boas relações construídas pela empresa britânica junto aos militares brasileiros.

O contrato assinado foi do tipo Foreign Military Sales (FMS) e previa que a BAE Systems faria a reforma e atualização de 32 obuseiros, de acordo com as especificações do Exército Brasileiro, além de garantir o fornecimento de peças de reposição e treinamento, bem como apoio para tiro de recebimento e suporte de serviço de campo após as entregas.

A atualização compreendeu:

• Adição de um sistema de posicionamento e navegação, com um display específico para o comandante da missão,
• Novos rádios digitais,
• Sistema de controle de armas e
• Trava automática do tubo operada remotamente, capaz de melhorar o tempo de resposta entre o recebimento de missão e o disparo em mais de 80% sobre as variantes anteriores.

Os trabalhos de atualização foram realizados nas instalações da BAE Systems em Anniston, no Alabama, e em York, na Pensilvânia.

Além dos 32 M109A5 BR, também foram recebidos cinco viaturas modelo M88A1 (Recovery Vehicle), que serão utilizadas em atividades de socorro mecânico.




Sair da versão mobile