Por Victor Barreira
O Exército Brasileiro está procurando substituir seu inventário de obuseiros rebocados de 105 mm para uma única linha do sistema BAE Systems M119 Light Gun 105 mm, que recentemente foi relatado a Jane.
Como parte do subprograma do Programa de Artilharia de Campo do Programa Estratégico do Exército para ‘Obtenção de Capacidade Operacional Plena’, o esforço é planejado para reestruturar o portfólio de artilharia de campo e fornecer tropas terrestres com poder de fogo adequado e preciso até 2031.
O EB possui atualmente 134 M101s, 67 obuses de M101A1s, 60 M56s e 40 L118 Light Gun. Ao colocar em campo um único sistema, o Exército está procurando aprimorar o treinamento, a operação e a logística, além de fornecer maior mobilidade e poder de fogo às unidades de artilharia de campo.
O M119 é um obuseiro leve que utiliza munições L20A1. Pode ser rebocado por um caminhão ou transportado como uma carga suspensa por helicóptero. Ele dispara munição padrão da OTAN de 105 mm e inclui a possibilidade de incorporar sistemas de controle de fogo digitais e automatizados, radar de velocidade e um sensor eletro-óptico compacto.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Jane’s Defence Weekly