Por Guilherme Wiltgen
O Comando Logístico (COLOG) do Exército Brasileiro anunciou nessa quinta-feira (14) que “O RFP para a Modernização da VBC CC Leopard 1 A5BR está postergado devido à alta demanda de peças para blindados no mercado internacional. Não há previsão para seu lançamento”.
Essa decisão de adiar a modernização, sem previsão para sua retomada, muito provavelmente está relacionada com a guerra na Ucrânia, haja vista o aumento pela procura por carros de combate para serem fornecidos ao país.
O resultado imediato é a diminuição de oferta de peças, partes e componentes, devido a alta procura e baixa oferta, o custo tende a subir, provavelmente um dos motivos para o EB ter postergado programa.
Esse fato pode ser o momento do Exército Brasileiro, diante desse problema, encontrar uma solução como optar pela substituição da VBC CC Leopard 1A5 BR, por outro blindado mais novo, moderno e no estado da arte, preferencialmente produzido no Brasil, de forma que se tenha uma linha de fornecimento e cadeia logística independente das interferências externas.