Por Guilherme Wiltgen
O Exército Brasileiro (EB), por meio da Comissão do Exército Brasileiro em Washington (CEBW), lançou um RFI (Request for Information) para aquisição de “Loitering Munition”, também conhecidos como drones kamikazes.
O SMRP (Sistema de Munições Remotamente Pilotadas) a ser adquirida pelo EB deverá ter alcance de até 10 Km (Catg 1) e de até 40 Km (Catg 2), ainda prevê o fornecimento de simuladores, treinamento e apoio logístico.
Loitering Munitions – O Game Changer do Moderno Campo de Batalha
A Loitering Munition (LM) surgiu como uma nova categoria de armas disruptivas, sendo utilizadas em conflitos recentes com muita eficácia. Esta arma moldou o moderno campo de batalha e infligiu danos em escalas muito além do seu custo de aquisição e do seu tamanho físico.
Devido às suas características, a LM se assemelha a um caçador à espreita de sua presa, aguardando silenciosa e pacientemente por horas, o melhor momento para atacar o seu alvo com um golpe letal. Como resultado, as Forças Armadas de todo o mundo, inclusive o Exército Brasileiro, estão interessadas nos aspectos ofensivos e defensivos, haja vista as capacidades que esse tipo de armamento oferece.
A LM é projetada para operar nas arenas mais complexas e detectar alvos, que estejam ocultados em meio aos inúmeros obstáculos do terreno, utilizando para isso sensores eletro-ópticos. Ela pode ser empregada para atacar alvos estáticos ou que se locomovam a pé, em veículos (blindados ou não) ou embarcações.
FOTOS: Meramente ilustrativas