O protótipo da Viatura Blindada de Reconhecimento – Média Sobre Rodas (VBR-MSR) EE-9 Cascavel (Cascavel NG) foi apresentado durante a 354ª Reunião do Alto-Comando do Exército (RACE), assim como outras entregas do Sistema de Fabricação, em particular a revitalização do Obuseiro 105 mm L118 Light Gun, ambas realizadas nas instalações do Arsenal de Guerra de São Paulo (AGSP).
O protótipo do Cascavel NG foi apresentado com todas as modificações na plataforma automotiva, destacando a substituição do motor e da caixa automática, a instalação de ar condicionado, novo sistema de freios e o novo painel do motorista. O giro da torre e a elevação do canhão 90mm estão sendo realizados por comando elétrico acionado por joystick.
No pacote de optrônicos, destaca-se a instalação de 4 câmeras situacionais para o motorista, sendo uma a frente, duas aos flancos e 1 a retaguarda, além de periscópios e visão noturna.
Já para o atirador e comandante, tem-se uma câmera diurna, visão termal e telêmetro laser, adicionando a luneta de 4x e 12x para o atirador.
A revitalização do Obuseiro Light Gun está calcada no processo de nacionalização de componentes que apresentaram histórico de falhas, sendo aproximamente 450 itens.
No processo de revisão e engenharia reversa de alguns componentes existe a oportunidade, sem alterar o projeto original, da melhoria de desempenho, o que contribui para incrementar o período de disponibilidade a um custo menor e aumentar o grau de manutenabilidade do equipamento.
Por fim, é desenvolvido um suporte de manutenção com treinamento, fornecimento de peças, ferramental e insumos ao usuário e aos Batalhões Logísticos responsáveis pelo equipamento.
FONTE: DF