Demonstração das capacidades operacionais do MaxxPro Recovery do Exército Brasileiro

No dia 12 de junho, foi realizada no Pátio de Formatura Ten Cel Costa, do 16° Batalhão Logístico, a apresentação e as demonstrações das capacidades operacionais da Viatura Blindada Especial Socorro 6×6 MaxxPro Recovery Vehicle.

Os veículos, recentemente incorporados à frota da Unidade, é peça importante no processo de mecanização da 3ª Brigada de Infantaria Mecanizada.

O evento foi presidido pelo General de Exército Flávio Marcus Lancia Barbosa, Comandante Logístico, acompanhado do General de Divisão Ricardo Piai Carmona, Comandante Militar do Planalto, do General de Divisão Flávio Mayon Ferreira Neiva, Subcomandante Logístico, do General de Brigada Ivon Barreto Leão, Comandante da 3ª Brigada de Infantaria Mecanizada, do General de Brigada Francisco Wellington Franco de Souza, Chefe de Material de Aviação do Exército, do Tenente Coronel Tibério Ferreira Figueiredo, Comandante do 16° B Log, além de comandantes de Organizações Militares da guarnição de Brasília.

A VBE SOC 6×6 foi adquirida pelo Exército Brasileiro via FMS e distribuída pela Chefia de Material do Comando Logístico.

As viaturas MaxxPro estão equipadas com motor a diesel de 310 cavalos de potência, com uma transmissão automática de 6 velocidades e suspensão independente. Possui 10,4 metros de comprimento, 2,6 metros de largura e 3,2 metros de altura, uma lança hidráulica com capacidade de suporte de até 42 toneladas e de guincho de quase 23 toneladas.

Como característica adicional, a versão adquirida pelo Exército oferece um sistema central de enchimento de pneus e um tanque secundário de combustível, garantindo a essa viatura socorro a capacidade de prestar o apoio mais próximo, com o desdobramento das Equipes de Salvamento o mais à frente possível na zona de combate.

Seus sistemas avançados de recuperação permitem operações rápidas e eficientes, minimizando o tempo em que os veículos ficam indisponíveis e garantindo capacidade operacional contínua para as unidades militares apoiadas.

FONTE: EB

Sair da versão mobile