Lorena e Cachoeira Paulista (SP) – Enquanto o planejamento do Exercício CORE 21 segue no Centro de Operações da Força-Tarefa Itororó, a tropa se deslocou para o terreno. Na jornada de quinta-feira (2), os militares americanos assistiram a instruções teóricas conduzidas por militares brasileiros sobre Técnicas, Táticas e Procedimentos (TTP) em Operações Aeromóveis.
Na sexta-feira (3), as tropas brasileira e norte-americana foram conduzidas até o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), no município de Cachoeira Paulista (SP), para treinar o embarque e desembarque das aeronaves HM-3 Cougar e HM-4 Jaguar, da Aviação do Exército. Na ocasião, os pilotos e mecânicos de voo do 1° Batalhão de Aviação do Exército explicaram procedimentos de segurança fundamentais para os militares norte-americanos, da 101ª Divisão de Assalto Aéreo (101st Airborne Division).
À tarde, os pelotões realizaram exercícios em pistas de progressão, como oficinas de maneabilidade, retraimento e de Combate a Localidade. Em todas as oportunidades, a interoperabilidade e a cooperação entre tropas brasileiras e norte-americanas permitiram um intercâmbio de conhecimento e incremento da capacidade operativa das tropas da Brigada Aeromóvel, que é uma Força de Prontidão (FORPRON) do Exército Brasileiro.
Próxima semana: manobra militar em contexto de operação ofensiva
Entre os dias 6 e 16 de dezembro, ocorrerão as ações do Exercício CORE 21 (acrônimo para Combined Operations and Rotation Exercises) no campo de instrução da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Na oportunidade, a Força-Tarefa Itororó, composta por militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) e da 101st Airborne Division, fará uma infiltração aeromóvel dentro de território inimigo simulado, num contexto de uma operação ofensiva.