No dia 17 de julho, a Brigada de Infantaria Aeromóvel (antiga 12ª Bda Inf Amv), uma das Forças de Emprego Estratégico (FEE) do Exército Brasileiro, passou a contar com uma Companhia de Precursores.
A solenidade de incorporação do Núcleo da 2ª Companhia de Precursores à Brigada Fornovo Di Taro, como é conhecida a Brigada de Infantaria Aeromóvel, foi realizada no Forte Ipiranga, sede do 6º Batalhão de Infantaria Leve (6º BIL), em Caçapava, com a presença do Comandante do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva.
A Companhia de Precursores tornará a Brigada Aeromóvel ainda mais apta a atuar com rapidez em qualquer parte do território nacional, pois permitirá o levantamento de dados de inteligência de combate em posições avançadas e a neutralização de alvos, além da inserção de tropas em terrenos hostis, bem como sua rápida retirada desses locais.
O precursor paraquedista é o combatente especializado que, nas operações aeromóveis, é introduzido em território inimigo, precedendo as aeronaves do escalão de assalto, com a finalidade de auxiliar a navegação e o controle das aeronaves.
FONTE: EB