Integrantes da 4ª Seção do Comando Militar do Sul (CMS), que se localiza em Porto Alegre (RS), estiveram, entre os dias 2 e 6 de outubro, em visita a organizações militares da 5ª Região Militar (5ª RM), em especial nas cidades paranaenses de Curitiba, Lapa e Rio Negro.
Na Capital do Estado, Curitiba, a comitiva acompanhou o recebimento das 52 viaturas blindadas que chegaram ao País pelo porto de Paranaguá (PR), no dia 19 de setembro, oriundas da parceria do Exército Brasileiro com os Estados Unidos, dentro do programa Excess Defense Articles, bem como o andamento da segunda fase do Projeto de Modernização da Viatura M-113, ambas as atividades conduzidas pelo Parque Regional de Manutenção da 5ª RM.
A comitiva ainda acompanhou as obras de infraestrutura de manutenção, difundiu novas diretrizes de blindados do CMS e levantou possíveis demandas logísticas de suprimento e manutenção, quando esteve de passagem pelo 5º Batalhão Logístico, pelo 20º Batalhão de Infantaria Blindada e pelo 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado.
Já na Guarnição de Rio Negro, em visita ao 5º Regimento de Carros de Combate e à 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea Blindada, a comitiva enfocou aspectos inerentes ao sistema logístico de manutenção da família de blindados Leopard (Leopard 1 A5 e Gepard), bem como conheceu as instalações da nova Seção de Instrução de Blindados do Regimento.
Participaram dessa visita de orientação técnica, o chefe da 4ª Seção e o gestor da frota de blindados do CMS, o chefe do Escalão Logístico, o supervisor da logística de blindados e o chefe da Seção Logística da 5ª RM, além dos comandantes de organização militar e chefes da 4ª Seção.
O Exército Brasileiro adquiriu, recentemente, dos EUA:
– quatro viaturas modelo M88A1, que serão utilizadas em atividades de socorro mecânico;
– 34 viaturas M577, com finalidade de serem empregadas como ambulância, posto de comando e transporte de sistema de artilharia;
–12 unidades dos modelos M113A2, que serão convertidos em carros de socorro;
– duas unidades VBC OAP M109A5, para treinamentos de artilharia.
FONTE e FOTOS: EB