Challenger 3 saiu hoje da linha de produção da fábrica da Rheinmetall BAE Systems Land

O Exército Britânico está muito perto de receber um dos blindados mais letais da Europa, com o mais recente protótipo do Challenger 3 ter saído hoje (19) da linha de produção da Rheinmetall BAE Systems Land (RBSL), em Telford.

Com uma avançada blindagem e grande poder de fogo, o Challenger 3 possui uma gama impressionante de tecnologias de ponta, o que o tornando o MBT mais letal e com maior capacidade de sobrevivência já operado pelo Exército Britânico.

O secretário de Defesa, Grant Shapps, visitou o local onde conheceu os engenheiros e os funcionários que trabalharam para alcançar este marco crucial na guerra blindada do Reino Unido.

O primeiro protótipo já está mostrando suas capacidades em testes. Todos os protótipos serão testados em condições operacionais para validar o seu desempenho e fazer ajustes, antes que dos outros 140 blindados serem construídos e entregues ao Exército Britânico.

O Challenger 3 será o predador máximo da guerra moderna. Com poder de fogo, proteção e mobilidade incomparáveis, ele estará pronto para dominar o campo de batalha.

O MBT pode atingir velocidade de até 60 km/h e está armado com um canhão de cano liso de 120 mm, com maior velocidade inicial e maior penetração do que seu antecessor, o Challenger 2.

A sua nova blindagem modular e Sistema de Proteção Ativa, que pode detectar e destruir ataques de foguetes e mísseis em segundos, farão dele um dos tanques mais bem protegidos da Europa.

O Challenger 3 permanecerá em serviço pelo menos até 2040.

FONTE: British Army

Sair da versão mobile