Brasília (DF) – No dia 14 de fevereiro, no Quartel-General, foi realizada a passagem de comando Centro de Comunicação Social do Exército. O General de Divisão Otávio Santana do Rêgo Barros passou o cargo para o General de Divisão Richard Fernandez Nunes após mais de quatro anos à frente da comunicação social da Força Terrestre. A cerimônia contou com a participação do Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva; do Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro Pereira; do Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol; além de outras autoridades civis e militares.
O Comandante do Exército destacou o trabalho do General Rêgo Barros à frente do Centro. “Com personalidade conciliatória e dinamismo, ampliou a ligação com todos os pontos externos de interesse da Força, a fim de atender às crescentes demandas por transparência e maior visibilidade das atividades do EB junto à nossa sociedade. O General Rêgo Barros buscou, incessantemente, o aperfeiçoamento e o fortalecimento do sistema de comunicação social do Exército”, ressaltou o Comandante do Exército. O General Leal Pujol ainda destacou o trabalho realizado no campo das mídias sociais: “foi um entusiasta das novas tecnologias, contribuindo para que a Força tenha galgado posição destacada entre as instituições da administração pública federal”.
O General Rêgo Barros foi o chefe que mais tempo ficou à frente do CCOMSEX, 4 anos e 9 meses, e, em suas palavras de despedida, ele relembrou fatos importantes durante seu comando, como Copa do Mundo e Intervenção Federal no Rio de Janeiro. O ingresso do Exército Brasileiro nas mídias sociais também foi lembrado: “mergulhar de cabeça no ‘submundo’ das mídias sociais – Facebook, Instagram, Twitter, WhatsApp, Portal Responsivo, Eblog etc – e se tornar o órgão público com maior influência no mundo digital no Brasil exigiu sangue frio na interlocução sem rosto, típica da internet, suor à frente do teclado e lágrimas de emoções pela conquista do cimo”.
O novo Chefe do CCOMSEx, General Richard, exercia o cargo de Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, no contexto da Intervenção Federal e ingressou nas Escola Preparatória de Cadetes do Exército em 1978.
Fonte: Agência Verde-Oliva