Marinha do Brasil participa do Exercício Multinacional “PANAMAX-2024”

A Marinha do Brasil participou do exercício multinacional PANAMAX-2024 no período de 5 a 14 de agosto, realizado na sede da 4ª Frota da Marinha dos Estados Unidos (U.S. 4th Fleet), em Mayport-US.

Foram realizados exercícios simulados de
Maritime Interdection Operantion (MIO), Operações Anfíbias, Operações Cibernéticas e Ações de Assistência Humanitária com o objetivo de proteger o fluxo marítimo pelo Canal do Panamá, em proveito da estabilidade regional.

O Comandante da 2ª Divisão da Esquadra, Contra-Almirante Jorge José de Moraes Rulff, exerceu a função de Comandante do Componente Marítimo da Força Combinada (CFMCC) e possuía em seu Estado-Maior 74 militares das Marinhas de 16 países das Américas do Sul, Central e do Norte.

Durante a fase de execução do exercício, as instalações que simularam a estrutura de um Centro de Operações Marítimas (MOC) do CFMCC recebeu a visita da General Laura J. Richardson, Comandante do U.S. Southern Command, que foi acompanhada pelos Contra Almirantes Rulff e Carlos Sardiello, Comandante da U.S. Naval Forces Southern
Command/U.S. 4th Fleet dos EUA.

A PANAMAX proporcionou aos militares participantes uma oportunidade de aprofundar o entendimento sobre a estrutura e o funcionamento de um MOC no contexto de um Estado-Maior composto por representantes de várias nações. Além de adquirir esse conhecimento técnico e operacional, o exercício também desempenhou um papel crucial no fortalecimento dos laços de cooperação e amizade entre as forças armadas dos países envolvidos. Essa interação promove um ambiente de confiança mútua e colaboração, essenciais para enfrentar desafios comuns na área de segurança.

FONTE: MB

Sair da versão mobile