O Exercício Southern Vanguard 24 (ExSV24) é um exercício anual, planejado e dirigido pelo Exército Sul dos Estados Unidos, e patrocinado pelo Comando Sul dos EUA (SOUTHCOM). Ele é realizado em níveis operacionais e táticos, com o objetivo de aumentar a interoperabilidade entre as forças dos EUA e do Hemisfério Ocidental e, neste caso, com o Brasil.
Servindo como um exemplo de cooperação entre os dois países, o ExSV24 é um exercício de treinamento conjunto que acontecerá este ano em Belém, Macapá e Oiapoque. A cerimônia oficial de abertura está programada para 6 de novembro e a de encerramento em 16 de novembro.
Soldados norte-americanos do Exército Sul, da 101ª Divisão Aerotransportada, do 7º Grupo de Forças Especiais, da 1ª Brigada de Assistência às Forças de Segurança e da Guarda Nacional e a Guarda Nacional do Exército de Nova York, realizarão atividades de pré-implantação, e conduzirão operações de assalto aéreo ao lado de mais de 1.000 militares do 52º Batalhão, 23ª Brigada de Infantaria do Brasil.
O Exército Sul dos EUA é a componente terrestre do SOUTHCOM, e o ExSV24 apoia suas iniciativas de aprimorar a cooperação multinacional e regional, a confiança e a segurança por meio de engajamentos constantes com aliados e parceiros no Hemisfério Ocidental.
Exercícios como esse são planejados com anos de antecedência e não estão relacionados a nenhum evento do mundo real.