Macapá (AP) – O Comando de Fronteira Amapá e 34° Batalhão de Infantaria de Selva participaram da competição Challenge 2024, na Guiana Francesa. O evento foi organizado pela tropa legionária francesa do 3º Regimento Estrangeiro de Infantaria. A competição consistiu em uma marcha de 17 km com armamento e mochila, seguida de prova de tiro com alvos a 200 metros de distância. Os militares brasileiros se destacaram pela capacidade profissional, além de demonstrar elevado espírito de corpo e senso de camaradagem.
A competição Challenge 2024 foi organizada em alusão ao 106º aniversário da queda da Linha Hindenburg, que foi um amplo sistema de defesa construído ao nordeste da França pelos alemães, no inverno de 1916 para 1917 durante a Primeira Guerra Mundial. Em setembro de 1917, o então Regimento de Marcha da Legião Estrangeira recebeu a ordem de abrir uma brecha nesta última grande linha de defesa alemã e, em 14 de setembro, após 12 dias de combate contínuo, o Regimento capturou o planalto de Laffaux, ao custo de 275 mortos e 1.158 feridos.
Na edição de 2024, as provas foram disputadas por 14 equipes, compostas por tropas da legião estrangeira do Exército Francês e por uma equipe de 28 militares do Exército Brasileiro. Além de celebrar o feito histórico, o evento consolida a integração entre militares do Brasil e da França. Essa parceria entre os dois exércitos resulta em diferentes operações e exercícios conjuntos, realizados na região do rio Oiapoque, como a Operação Rochelle e a Operação Jararaca.
Fonte: Comando de Fronteira Amapá e 34° Batalhão de Infantaria de Selva