US Brazil Space Working Group: Intercâmbio entre a FAB, AEB, USAF, USSF e o Comando Sul dos EUA

O Comando Sul dos EUA (U.S. Southern Command) recebeu a USAF e o United States Space Force (USSF) e as contrapartes brasileiras para as recém-estabelecidas conversas virtuais de engajamento espacial EUA-Brasil. Este não é apenas o primeiro evento oficial espacial entre os EUA e o Brasil, mas é o primeiro evento desse tipo do USSF.

As negociações, realizadas em sessões virtuais separadas nos dias 4, 6, 11 e 13 de agosto, tiveram como objetivo fortalecer parceria espacial de ambos os países e identificar oportunidades de cooperação entre os militares dos Estados Unidos e do Brasil.

As negociações proporcionaram um fórum para o avanço dos objetivos dos EUA e do Brasil no desenvolvimento de capacidades espaciais para apoiar operações espaciais combinadas. As discussões enfocaram as oportunidades futuras de colaboração na consciência situacional do espaço, pesquisa, desenvolvimento, teste e avaliação, lançamento, comando e controle de satélite, entre outras áreas.

O Brasil é líder em operações espaciais na América Latina, com laços muito estreitos com os Estados Unidos. As operações espaciais combinadas dos Estados Unidos e do Brasil fortalecem a vantagem competitiva dos Estados Unidos e de seus aliados, melhorando a garantia da missão e a eficácia militar em todos os domínios.

A parceria espacial dos Estados Unidos com o Brasil, e outros parceiros regionais, ajuda a garantir o acesso e o uso do espaço para fins responsáveis ​​e seguros.

As palestras virtuais incluíram participantes do Ministério da Defesa, da Força Aérea Brasileira (FAB), Agência Espacial Brasileira (AEB), Embaixada dos EUA no Brasil, Comando Sul dos EUA, Força Espacial dos EUA, Comando Espacial dos EUA, Gabinete do Subsecretário Adjunto de Defesa para Política Espacial, Escritório do Subsecretário Adjunto de Defesa para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Centro de Sistemas Espaciais e de Mísseis (SMC – Space and Missiles Systems Center), Air Forces Southern, e o Air Force Research Lab (AFRL).

FONTE e FOTO: SOUTHCOM

Sair da versão mobile