Tripulação feminina realiza caminhada espacial histórica




CABO CANAVERAL, Flórida – A primeira equipe feminina de caminhadas espaciais do mundo fez história no alto da Terra na sexta-feira, saindo da Estação Espacial Internacional para consertar uma parte quebrada da rede elétrica. Quando as astronautas da NASA, Christina Koch e Jessica Meir, sairam pela escotilha uma a uma, isso marcou a primeira vez em meio século de caminhada espacial que uma mulher flutuou sem um companheiro da tripulação.

A primeira mulher que viajou no espaço a 35 anos, Kathy Sullivan, ficou encantada. Ela disse que é bom finalmente ter mulheres suficientes no corpo de astronautas e treinadas para caminhar no espaço para que isso aconteça.

Os líderes da NASA, junto com mulheres e outros ao redor do mundo, aplaudiram Koch e Meir. Ao mesmo tempo, muitos observaram que, esperamos, isso se tornará rotina no futuro. “Temos mulheres qualificadas controlando, administrando centros espaciais, comandando a estação, comandando naves espaciais e fazendo caminhadas espaciais”, disse Sullivan à Associated Press no início desta semana. “E de vez em quando, de vez em quando, há mais de uma mulher no mesmo lugar.”

Tracy Caldwell Dyson, uma ex-viajante espacial que assistiu no Mission Control, acrescentou: “Felizmente, isso agora será considerado normal.” Bridenstine assistiu o grande evento se desenrolar da sede da NASA em Washington. “Temos as pessoas certas fazendo o trabalho certo na hora certa”, disse ele. “Eles são uma inspiração para pessoas de todo o mundo, inclusive eu, e estamos muito empolgados em iniciar essa missão.”

A NASA originalmente queria conduzir uma caminhada espacial feminina apenas na primavera passada, mas não tinha roupas de tamanho médio suficientes para começar. Koch e Meir deveriam instalar mais baterias novas em uma caminhada espacial na próxima semana, mas tiveram que se aventurar três dias antes para lidar com uma falha no equipamento ocorrida no fim de semana passado. Eles precisavam substituir um carregador de bateria antigo por uma das três novas baterias instaladas na semana passada por Koch e Andrew Morgan.

Jessica e Christina, estamos tão orgulhosos de vocês. Vocês vão se sair bem hoje. Morgan transmitiu por rádio quando as mulheres saíram pela escotilha. Meir, fazendo sua estréia na caminhada espacial, tornou-se a 228ª pessoa no mundo a conduzir uma caminhada espacial e a 15ª mulher. Foi a quarta caminhada espacial de Koch, que está sete meses em uma missão de 11 meses que será a mais longa feita por uma mulher.

FONTE: Star and Stripes

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile