06 de abril de 2020 – A missão BepiColombo, desenvolvida pela Airbus Defence and Space, realizará um sobrevoo sobre a Terra em 10 de abril de 2020, enquanto continua sua épica jornada para Mercúrio.
A espaçonave da Agência Espacial Européia e da Agência Espacial Japonesa passará pela Terra a cerca de 13.000 km de distância, mais perto do que os satélites de navegação (GPS, Galileo). Será o vislumbre final da BepiColombo visto da Terra antes do satélite continuar sua jornada de sete anos e 8,5 bilhões de quilômetros até o menor e menos explorado planeta do Sistema Solar, Mercúrio. A última vez que a sonda viu a Terra foi há 18 meses, em outubro de 2018, quando foi lançada em um Ariane 5.
O BepiColombo não deve chegar em Mercúrio antes de 5 de dezembro de 2025, e para fazer isso com segurança e na velocidade correta para ser capturado pela gravidade do planeta, ele deve realizar nove voos por planetas internos: um passando pela Terra, dois em Vênus e seis em Mercúrio. Após a chegada, a sonda capturará dados por um ano com a possibilidade de estender a missão.
O BepiColombo coletará dados para estudar a composição, geofísica, atmosfera, magnetosfera e história de Mercúrio, além de testar a teoria da relatividade geral de Einstein. Os 16 instrumentos científicos também fornecerão informações sobre as características do campo magnético de Mercúrio e como ele interage com o vento solar.
“Esse sobrevoo marca uma grande conquista e um marco importante para a Airbus. Equipes de cinco países trabalharam juntas para desenvolver e lançar com sucesso a espaçonave em uma missão complexa para Mercúrio”, afirma Philippe Pham, Chefe de Observação, Navegação e Ciência da Terra na Airbus Defence and Space.
A jornada totalizará cerca de 8,5 bilhões de km, completando 18 órbitas ao redor do Sol antes de entrar na órbita operacional da sonda e começar a exploração científica do planeta Mercúrio.
FONTE: JeffreyGroup Brasil