Airbus está pronta para lançar os dois últimos satélites da constelação Pléiades Neo

Os dois últimos satélites da constelação Pléiades Neo, de propriedade e operada pela Airbus, estão a caminho do lançamento ainda este ano, após testes finais bem-sucedidos nas salas limpas de Toulouse.

Após a perfeita integração dos satélites Pléiades Neo 5 e 6, e a conclusão bem-sucedida da campanha de teste do ambiente (vácuo térmico, acústico, vibração), os satélites estão agora prontos para completar a constelação Pléiades Neo.

Ambos devem ser lançados simultaneamente no lançador europeu Vega C de Kourou, na Guiana Francesa. Para enfrentar esse lançamento duplo, os engenheiros da Airbus criaram um design inteligente e eficiente sem dispensadores, onde os satélites são empilhados uns sobre os outros, ligados apenas por uma banda de fixação. Esta configuração compacta de lançamento, sem dispensador, economiza volume e massa, além de reduzir custos. O teste simultâneo de ambos os satélites em sua configuração de lançamento empilhado possibilitou uma economia de tempo significativa, com apenas quatro dias necessários para passar no teste Sine de três eixos e no teste acústico.

“Com este novo design arrojado e sem dispensadores, conseguimos integrar e testar perfeitamente esses dois satélites de altíssima resolução e garantir uma configuração de lançamento otimizada. Em um único lançamento, duplicaremos a capacidade de aquisição da constelação Pléiades Neo, e oferecer uma capacidade de resposta ainda maior aos nossos clientes”, disse Philippe Pham, chefe do Earth Observation and Science da Airbus.

Sair da versão mobile