A AIAB (Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil), participou neste dia 21 de setembro, da sessão industrial do evento “G20 Space Economy Leaders Meeting 2021”, a convite da AEB (Agência Espacial Brasileira). O presidente da associação, Julio Shidara, realizou uma apresentação de oito minutos sobre o tema “Space for People, Planet and Prosperity”, representando também o Cluster Aeroespacial Brasileiro.
A sessão industrial contou ainda com a participação da Argentina, China, França, Alemanha, Indonésia, Itália, Japão, México, Arábia Saudita, África do Sul, Coréia do Sul, Turquia e Reino Unido.
Tratou-se da segunda edição do evento, que tem como objetivo incluir o tema Espaço na agenda do G20. A coordenação do encontro virtual realizado nesta terça-feira defende parcerias entre países como uma abordagem estratégica para um crescimento sustentável e inclusivo do setor espacial no mundo, método com o qual a AIAB concorda.
“A maior parte dos serviços que utilizamos no nosso cotidiano depende de tecnologia espacial para funcionar. Os investimentos públicos no setor estão entre aqueles de maior efetividade no atendimento de demandas típicas de países em desenvolvimento, como o Brasil”, destacou Julio durante sua apresentação.
Ele ressaltou, ainda, que investimentos da esfera pública continuam sendo fundamentais na maior parte dos programas espaciais do mundo, fomentando a maioria das atividades espaciais comerciais, conforme aponta a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), em sua publicação “The Space Economy in Figures”, de 2019.
Finalmente, Julio reforçou “que quando o PEB for adotado como Programa do Estado Brasileiro, com comprometimento de alocação de recursos financeiros, o Setor Espacial Brasileiro irá, literalmente, decolar, trazendo benefícios incalculáveis para a sociedade brasileira, manifestando o anseio de engajamento da Indústria Espacial do País no esforço coletivo por um futuro melhor e mais próspero para a humanidade”.