Agência Espacial Europeia (ESA) faz estudos com objetivo de navegar na lua

A Agência Espacial Europeia (ESA) está explorando se um receptor que depende de sinais de lóbulo lateral poderia ser demonstrado na missão Lunar Pathfinder como uma solução para navegar na lua.

A ESA está colaborando com a Surrey Satellite Technology Ltd. e a Goonhilly Earth Station nesta missão, que proporcionará novas oportunidades para a demonstração científica e tecnológica.

Em particular, ajudará a estabelecer as bases para fornecer navegação serviços ao redor da lua.

O receptor está sendo estudado através de duas atividades do Programa de Inovação e Apoio à Navegação da ESA (NAVISP), que culminarão na iniciativa Moonlight. Moonlight visa desenvolver o receptor de navegação espacial altamente sensível que voará a bordo do Lunar Pathfinder.

“Agora temos resultados de simulação precisos que mostram que sinais de navegação podem ser usados ​​na órbita lunar e fornecer bons desempenhos”, disse Javier Ventura Traveset, chefe do Galileo Science Office e responsável pela coordenação das atividades lunares GNSS para a Direcção de Navegação da ESA.

“Com um receptor inovador no Lunar Pathfinder, poderíamos ter a primeira evidência experimental disso. Além disso, ”Ventura Traveset disse,“ também estamos estudando como as constelações de navegação existentes podem ser complementadas por satélites orbitais adicionais da lua, fornecendo sinais adicionais de alcance para um ótimo serviço de navegação, incluindo pouso na lua e operações na superfície da lua.”

“Os estudos de descoberta e preparação abriram os olhos”, disse Engenheiro de Rádio Navegação da ESA, Pietro Giordano. “Esta tecnologia permitirá melhor desempenho e maneiras muito mais econômicas de navegar e operar missões para e ao redor da lua.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: GPS WORLD

Sair da versão mobile