Tel Aviv, Israel – A Israel Aerospace Industries (IAI), revelou no Congresso Internacional de Astronáutica (IAC) realizado em Dubai, em outubro, um novo conceito para um satélite de comunicação ao apresentar o MCS – um Mini Satélite de Comunicação.
Este MCS é um satélite avançado de comunicação que pesa cerca de 700 kg no seu lançamento e inclui uma carga útil de comunicação digital completa com peso de até 200 kg. Resultante ao seu peso leve, o satélite pode ser lançado em conjunto com outros satélites, relacionado ao custo de lançamento. Com uma vida útil, esperada de não menos que 14 anos, o satélite foi projetado para fornecer serviços de comunicação para várias zonas a clientes ou países com diversas necessidades de comunicação.
O MCS foi desenvolvido com base em mais de trinta anos de experiência da IAI com vários satélites e nas fontes desenvolvidas para o Dror 1, projetado e construído pela IAI para a necessidade de comunicação nacional de Israel. A maioria desses recursos foi desenvolvida internamente pela IAI, incluindo uma carga útil de comunicação digital avançada e recursos de “smartphone espacial” que fornecem aos operadores flexibilidade durante o curso da vida da missão do satélite. Além disso, o programa de comando e a arquitetura de desenvolvimento permite o carregamento de aplicativos de uma estação terrestre durante a operação de satélite no espaço, para ajustar e modificar as atribuições de acordo com a necessidade de comunicação em mudança. O MCS é totalmente digital com uma flexibilidade na carga útil de comunicação e nos aplicativos; tem alto desempenho; tem recursos multibanda, com até quatro antenas direcionáveis; protegido ciberneticamente e tem pelo menos 14 anos de vida de missão. O MCS permite escalabilidade, modularidade, redundância e uma resposta de curto prazo à demanda de tráfego.
“O desenvolvimento do MCS inovador é uma prova das amplas recursos espaciais do IAI. Ele apresenta tecnologia espacial de ponta em uma solução de orçamento limitado projetada para países e operadoras de comunicação sem a necessidade de ter satélites de comunicação do tamanho comum. O mini satélite MCS oferece um novo conceito para o mercado de satélites de comunicação, servindo como um sistema complementar ou regional ”, disse Shlomi Sudri, gerente geral da Divisão Espacial da IAI.” O MCS permite que um IAI ofereça recursos completos de satélite a preço competitivo e expansão em novos mercados de satélites.
”No início de 2020, o governo israelense comissionou a IAI, a Casa Espacial de Israel, para desenvolver e construir o Dror 1, o satélite de comunicação nacional de próxima geração de Israel, um fim de atender às necessidades de satélite de comunicação de Israel. A IAI investiu recursos extensos no desenvolvimento de recurso de satélite de comunicação estratégica de Israel, incluindo o desenvolvimento do satélite de comunicação de próxima geração Dror 1, MCS e outras funções estratégicas avançadas. Os satélites de comunicação e observação da IAI lideram no desenvolvimento de tecnologia de ponta e know-how, na experiência e na expertise acumuladas ao longo de décadas de atividades da IAI.
FONTE: Rossi Comunicação