Veteranos da Marinha, Exército e Força Aérea fizeram marcha e interação com moradores em São José dos Campos

Uma ação cívico-social de 40 veteranos das Forças Armadas e civis apoiadores foi realizada, no dia 21 de novembro de 2021, em São José dos Campos (SP). O evento constou de uma marcha e distribuição de alimentos para moradores do bairro Beira Rio. A ação foi proposta pelo núcleo da futura Seção Regional Vale do Paraíba Paulista da AVCFN – Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais e contou com a adesão de veteranos integrantes da Marinha, dos corpos da Armada e de Fuzileiros Navais e do Exército e da Força Aérea, provenientes do Vale do Paraíba Paulista, Grande São Paulo e Baixada Santista.

A marcha de oito quilômetros, em cinco horas, denominada Travessia do Banhado, ocorreu em terreno plano, porém dificultada pela transposição de cursos d’água, demandando tempo para o lançamento de pontes com emprego de toras de madeira. A seguir, o contingente foi embarcado em antigas viaturas desativadas de uso militar, ora operadas por civis, e prosseguiu até a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Beira Rio, onde entregou alimentos para moradores, distribuiu doces para as crianças e fez interação com a população, franqueando o acesso aos veículos, para alegria da garotada. O Beira Rio é um povoado antigo de pescadores, onde moram cerca de 35 famílias. Foi formado por volta dos anos 1950. Além da pesca, os ribeirinhos dedicam-se ao trabalho na construção civil e serviços autônomos.

Banhado

O chamado banhado em São José dos Campos é uma planície aluvial do rio Paraíba do Sul, caracterizada por solo turfoso, resultado de inundações ao longo de milhares de anos, com deposição de material orgânico. Este tipo de solo é suscetível a incêndios motivados por combustão espontânea, o que foi observado durante a marcha, em vários pontos do trajeto.

Com o controle das inundações, após as construções das represas de Paraibuna e Santa Branca, nos anos 1970, a área de várzea é drenada por canais chamados de valetões, diques ou pôlderes que levam a água para o rio Paraíba do Sul. Este tipo de obstáculo adicionou grau de dificuldade para a marcha dos veteranos das FFAA, ocorrida na porção Oeste do banhado, entre o bairro Limoeiro e o clube Thermas do Vale. O local comporta atividades econômicas de horticultura e criação de gado. A flora local é composta por vegetação rasteira, arbustos e árvores de pequeno porte, compatíveis com a floresta estacional semidecidual aluvial.

Sair da versão mobile