Em novembro do ano passado, a Suíça selecionou o caça Gripen E/F como o candidato preferido para substituir as aeronaves Northrop F-5E/F Tiger da Força Aérea Suíça. O Departamento Suíço de Defesa, Proteção Civil e Esportes (DDPS) foi chamado para dar início às conversações com a Saab e o Governo Sueco, visando otimizar a oferta feita pela Saab. As negociações prosseguem de acordo e os testes de voo, na Suécia, fazem parte deste processo.
O programa de três dias, realizado no período de 2 a 4 de maio, incluiu treinamento no simulador e quatro testes de voo. Os testes tiveram como foco a defesa aérea e missões de policiamento aéreo, usando diferentes configurações de armas, o que incluiu o míssil IRIS-T, assim como o METEOR e o AMRAAM.
“Executamos testes de desempenho em voo, em um cenário de policiamento aéreo. Simulamos um alerta de reação rápida e de interceptação com desempenho máximo, a altas altitudes e a velocidades supersônicas. Testamos o motor, em sua plenitude e ficamos satisfeitos com os resultados”, disse Bernhard Berset, piloto de testes da Armasuisse. “Os testes foram um sucesso”, completou Ten. Cel. Fabio Antognini, Força Aérea Suíça
O programa de testes do Gripen E/F segue de acordo com os planos. Na próxima fase, a Saab continuará integrando novas tecnologias, o que inclui novos aperfeiçoamentos nos sistemas aviônicos e nos monitores. O sistema de radar também receberá atenção com a instalação de uma versão mais nova do radar AESA. As fases anteriores de testes tiveram como foco áreas como manejo de voo, aerodinâmica, melhorias de desempenho, incluindo o novo motor GE F414G, maior carga de armas, além da introdução de novos sensores e novos sistemas de aviônicos na aeronave.
“A cooperação entre as duas equipes foi fantástica. Realizamos quatro testes e demonstramos as crescentes capacidades do Gripen em tudo aquilo que nos foi solicitado, inclusive maior desempenho, manejo e autonomia de voo”, disse Richard Ljungberg, principal piloto de testes da Saab.
FONTE: SAAB