Novas tecnologias e o futuro da engenharia serão temas de encontro no ITA

Primeira edição do EEF, em 2019, reuniu 1.300 pessoas no ITA

São José dos Campos, SP, será palco da segunda edição do Engineering Education for the Future (EEF-2024), que acontece nos próximos dias 16, 17 e 18 de maio, reunindo especialistas do Brasil e do exterior para falar sobre Inteligência Artificial, Internet das Coisas e outras dinâmicas.

As possibilidades de uso de novas tecnologias como Inteligência Artificial (IA), Internet das Coisas (IoT) e outras serão temas de debate em encontro promovido pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), no campus Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos (SP). O EEF-2024, após um hiato de cinco anos, apresentará as principais mudanças que ocorreram neste período.

O EEF-2024 contará com uma série de painéis e ciclos de debates para discutir o papel da Engenharia para o avanço econômico nacional e como a educação contribui com o processo de inovação na indústria do Brasil. Entre os destaques está o Fórum de Educação em Engenharia, que será apresentado em cinco mesas redondas.

No epicentro das discussões sobre o futuro da Engenharia, o EEF-2024 promete ser um marco para todos os interessados em moldar a próxima geração de engenheiros. Como evento multidisciplinar, organizado sob a égide do progresso educacional, o EEF-2024 busca antecipar as necessidades e os desafios que moldarão o futuro da Engenharia.

O EEF contará também com a Mostra ITA 2050, no dia 17 de maio, que promoverá uma jornada histórica pelos caminhos tecnológicos até os dias de hoje. Vitrines tecnológica e acadêmica estão programadas – com cerca de 30 expositores.

Inovação e competitividade

Nos três dias haverá atividades para estimular a criatividade, a competitividade e o espírito de colaboração dos participantes. Um exemplo é a competição Grand Prix de Inovação, em que equipes formadas por alunos individualmente inscritos são desafiadas a apresentar soluções tangíveis para problemas pré-definidos. Durante um período de 24 horas ininterruptas, esses times vão mergulhar de cabeça na busca por soluções criativas e inovadoras.

Outra iniciativa é o ITA Sprint, plataforma dinâmica e inspiradora que visa cultivar a cultura do empreendedorismo e da inovação em toda a comunidade acadêmica. Nesta edição, a competição convoca os estudantes a formarem equipes capazes de enfrentar desafios reais com soluções criativas e viáveis.

Outra competição que promete agitar o meio acadêmico é o Data Science Challenge (DSC), voltado a estudantes de graduação e pós-graduação em todo o Brasil. O objetivo é estimular o interesse pela busca de soluções inovadoras para problemas de predição, utilizando dados reais.

“Houve, desde a primeira edição do EEF-2024, um rápido progresso em vários domínios científicos e tecnológicos. Por isso, é importante que a educação e a formação nas disciplinas de Engenharia evoluam juntas com as novas exigências do mercado de trabalho”, comenta o Prof. Dr. Mauri Aparecido de Oliveira, chefe da Divisão de Ciências Fundamentais do ITA e coordenador-geral do evento.

Ele destaca que nesse período em que o desenvolvimento de novas tecnologias evoluiu em progressão geométrica gerou também uma nova demanda de desafios. “E por isso o EEF-2024 é importante, porque vamos abordar a elaboração de métodos de avaliação eficazes, a promoção do crescimento profissional e instrucional dos docentes de Engenharia e a disponibilidade de infraestrutura e recursos adequados”.

Inscrições gratuitas

O evento é aberto ao público e as inscrições gratuitas podem ser feitas no site oficial do encontro (https://eef.ita.br/).

Sair da versão mobile