GSI promove o primeiro Painel de Segurança e Integração do Arco Central

O presente webinar foi imaginado para compartilhar os conhecimentos acerca das diversas ações de segurança nos estados que fazem parte do Arco Central, além de ampliar a cooperação entre membros do Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF) com as demais instituições públicas e privadas relacionadas com o assunto em questão e com a sociedade.

Para conhecimento, nosso público-alvo é formado não somente de servidores e agentes do Estado, contemplando diversos interessados que integram a sociedade brasileira.

Para se inscrever, clique na imagem abaixo:

Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF)

A fronteira terrestre brasileira possui cerca de 17 mil quilômetros de extensão, o que corresponde a 27% do território nacional, inclui 11 estados fronteiriços e está disposta por 10 países vizinhos. Além disso, há 32 cidades gêmeas na fronteira terrestre brasileira.

Segundo o artigo 20, § 2º, da Constituição Federal de 1988, faixa de fronteira é a faixa de até cento e cinquenta quilômetros de largura, ao longo das fronteiras terrestres.

Ainda de acordo com a Carta Magna, a faixa de fronteira é considerada fundamental para a defesa do território nacional, e sua ocupação e utilização serão reguladas em lei.

A faixa de fronteira terrestre do Brasil possui cerca de 2.500.000 Km2. Mas a fronteira brasileira não está limitada á fronteira terrestre, uma vez que o país também possui uma enorme fronteira marítima. A Plataforma Marítima brasileira é de aproximadamente 4.500.000 Km2.

Para fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços, o governo federal instituiu o Programa de Proteção Integrada de Fronteiras (PPIF).

DIVULGAÇÃO: GSI

Sair da versão mobile