Desde o início do seu projeto o novo cargueiro tático da Embraer foi concebido para realizar, ainda, uma série de missões adicionais que hoje fazem parte do leque de capacidades do veterano C-130 Hércules. Pela primeira vez se pode ver o cargueiro brasileiro atuando como avião de busca e resgate e também como avião cisterna para combate a incêndios.
Na imagem do avião SAR a novidade maior fica por conta de um pod com sistema de TV/visão noturna instalado debaixo e atrás do cockpit. NA porta lateral pode-se ver a tradicional janela em forma de bolha para os observadores, e à ré a rampa por onde deve ser lançado botes salva-vidas, água mineral e víveres, se encontra aberta sendo guarnecida por duas anteparas pintadas em cor de laranja “DAYGLO”, provavelmente com função aerodinâmica.
É impressionante a resolução destas imagens e sem dúvida os leitores mais detalhistas irão gastar seu tempo para decifrando o que são as diversas antenas e protuberâncias aparentes no novo avião. A linha negra grossa pintada no dorso e nas asas tradicionalmente delimita as áreas onde se pode pisar das outras que não têm tanta resistência estrutural para suportar isso. Curioso é notar que os pilones e o exterior das turbinas não aparentam estar pintados com as cores da camuflagem padrão da FAB… A FAB é proprietária de dois sistemas paletizados e aerotransportáveis de combate a incêndios MAFFS (Modular Airborne FireFighting System) usado nos seus C-130H atuais.
A compatibilidade nativa do KC-390 com este sistema abre para ele um mundo de oportunidades no exterior. Neste outro angulo pode ser notado o grande tamanho das janelas do KC-390, dois dos quatro faróis de pouso localizados no nariz e uma estrutura aerodinâmica onde deve ser instalado algum sistema de auto defesa contra mísseis. Saindo por sobre a rampa do avião estão as duas características saídas de água do sistema MAFFS.
Estas novas imagens saem às vésperas da feira Latin American Aviation and Defense – LAAD a ser realizada no Rio de Janeiro entre os dias 9 e 12 de abril. Neste ano novamente o KC-390 tende a ser uma das estrelas do show. Na LAAD deste ano se espera a confirmação dos 28 pedidos colocados na carta de intenção assinado pela empresa com a FAB há dois anos na LAAD 2011. Em termos de desempenho a empresa agora cita formalmente uma capacidade de carga de 23 toneladas (contra 19 anteriormente) e uma velocidade máxima de 930 km/h.
FONTE: ALIDE