Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, 23 de fevereiro de 2024 – Uma comitiva de Santa Catarina liderada pelo governador Jorginho Mello visitou nesta sexta-feira, 23 de fevereiro, a sede do EDGE Group, em Abu Dhabi. O objetivo foi ampliar o relacionamento do estado com a empresa e buscar parcerias e investimentos.
Estatal dos Emirados Árabes Unidos, o EDGE é hoje um dos principais conglomerados de tecnologia avançada e defesa do mundo. CEO do grupo na América Latina, Marcos Degaut acompanhou a visita da comitiva catarinense. Segundo ele, a agenda foi uma oportunidade de identificar oportunidades de cooperação e sinergia.
“O estado de Santa Catarina tem se destacado no contexto nacional na construção de um ecossistema de defesa e inovação moderno. Nesse sentido, a visita do Governador Jorginho Mello e delegação representa importante etapa no processo de aproximação entre o Grupo Edge e o estado de Santa Catarina, não apenas na área de defesa e segurança, mas em todos os segmentos que necessitem da incorporação de tecnologias avançadas para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, como saúde e smart cities”, comenta Degaut.
Para os próximos meses, já estão programadas novas visitas para avançar nessa parceria. A estatal EDGE iniciou suas operações no Brasil há cerca de um ano. De lá para cá, firmou parcerias com o Governo de São Paulo, com as Forças Armadas e com a Marinha.
A ideia é reproduzir aqui o modelo que já emprega em mais de 50 países pelo mundo, investindo em tecnologia nacional e criando empresas por meio de parcerias estratégicas.
Além de Jorginho Mello, integraram a comitiva de Santa Catarina o presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), deputado Mauro de Nadal, o senador Jorge Seif Junior, o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), Mario Cezar de Aguiar, o prefeito de Balneário Camboriú, Fabricio Oliveira, a presidente da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), Luciane Ceretta, e o deputado estadual Antídio Lunelli, além de secretários e empresários.
O presidente da Fiesc, Mario Cezar, disse ter ficado impressionado com a altíssima qualidade do que viram. “Pretendemos urgentemente fazer parcerias para que nós possamos compartilhar conhecimento. Temos em Santa Catarina nosso instituto Senai de inovação, sistemas embarcados, lasers e manufatura aditiva. Dá para criar muita sinergia entre essas entidades”, celebrou. Ainda segundo ele, um novo grupo de Santa Catarina deve fazer outra visita para ver os detalhes e ver de que maneira podem concretizar a parceria estratégica.
FONTE: TORRE Comunicação e Estratégia