A 3ª chamada de projetos CNPq-CISB-Saab registrou número recorde de inscritos. O programa de concessão de bolsas de estudo, dentro do âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras, teve, oficialmente, 108 propostas de projetos aplicados na plataforma Carlos Chagas do CNPq, o que representa um aumento de 250% em relação à segunda chamada, que recebeu 31 inscrições.
As propostas de projeto serão avaliadas pelo comitê conjunto do CNPq, CISB e Saab AB e os pesquisadores viajarão para a Suécia a partir de setembro. As áreas de interesse são Aeroespacial, Defesa & Segurança, Energia & Meio Ambiente e Cidades Atrativas & Sustentáveis. Além da oportunidade de desenvolver suas pesquisas em universidade renomadas na Suécia, em intercâmbio com duração média de 6 a 12 meses, os bolsistas poderão ainda realizar estágios ou participar de projetos de pesquisa na Saab.
Para esta chamada serão oferecidas 15 bolsas de estudo, sendo 10 para pós-doutorado e cinco para doutorado sanduíche. O objetivo é atrair pesquisadores brasileiros para desenvolver seus projetos de pesquisa na Suécia e assim aumentar a rede colaborativa entre os dois países.
“Acreditamos que o aumento significativo de interessados nas bolsas de estudo seja fruto da maturidade atingida na parceria entre o CNPq, o CISB e a Saab AB e demonstra, sem dúvida nenhuma, um maior interesse dos pesquisadores brasileiros em realizarem seus projetos de pesquisa nas áreas de interesse da Saab AB e estudar nas renomadas universidades suecas”, afirma Alessandra Holmo, Managing Director do CISB.
Sobre o CISB
Fundado em maio de 2011, o Centro de Pesquisa e Inovação Sueco-Brasileiro (CISB) tem o objetivo de firmar acordos de cooperação em ciência, inovação e alta tecnologia entre Brasil e Suécia. Com modelo operacional inspirado nos mundialmente conhecidos Science Parks suecos – em que laboratórios de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P,D&I) de grandes empresas, universidades, institutos de tecnologia, empreendedores e investidores de capital de risco se unem em um ambiente propício à colaboração para a inovação -, a equipe do CISB atua como facilitadora e gestora da rede de colaboração. Empresas de capital sueco como Saab e Scania, Institutos de Pesquisa como Innventia e SP Technical Research Institute of Sweden, além de universidades suecas como Royal Institute of Technology, Chalmers University, Linkoping University e Halmstad University são alguns dos associados do Centro.
Visite o site www.cisb.org.br e obtenha mais informações e dados sobre o CISB.