A última versão da arma naval 40Mk4 40mm, usa energia elétrica, em vez de sistemas hidráulicos para apontar a arma. Como resultado, a arma ficou pelo menos 40 por cento mais leve, menor e mais barata. Cerca de 60 tiros foram disparados durante os ensaios pelo antigo navio patrulha da marinha sueca, HMS Jageren, principalmente para testar o mecanismo de alimentação e de estabilização. Os ensaios foram documentados tanto por outro navio como por um helicóptero.
Enquanto a arma não estava ligada ao sistema de controle de fogo do navio (o HMS Jägaren só tem um antigo sistema analógico), ele usou seu próprio controle giro-estabilizado. A última versão da arma tomou forma durante o outono de 2009, como resultado de uma profunda análise de mercado. Durante o desenvolvimento de cada componente, exceto para a arma em si, foram examinados e substituídos com os mais modernos, mais inteligente e mais economicamente viáveis.
O diretor de Sistemas Integrados Ulf Einefors comentou: “Nós já verificamos o protótipo completo, com bom resultados. Nós seguimos todos os cronogramas e orçamentos combinados e em alguns, excedeu todos os requisitos pré-definidos “
As exigências básicas incluídas para manter ou aumentar o desempenho do acoplamento do alvo, a introdução da tecnologia mais moderna e um preço significativamente inferior ao seu predecessor 40Mk3. O novo MK4 pesa cerca de 2 ton, 1,5 tons a menos que o anterior, o que significa que ela pode ser usada em muitas embarcações menores, resultando em acesso a um mercado muito mais amplo. O sistema Bofors 40 Mk4 naval foi concebido para ser um sistemas de armas flexíveis que permitem uma resposta ultra-rápida. Seu baixo peso e dimensões compactas combinam-se com um grande alcance e uma elevada taxa de disparo. Ele tem também a capacidade de alternar rapidamente entre os tipos de munição otimizados, incluindo a munição 3P 40 milímetros.
FONTE: NavyRecognition
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval