A Zentech, empresa de engenharia e consultoria naval baseada em Houston realizará uma inspeção completa e avaliação do aço do casco do porta-aviões brasileiro NAe São Paulo, como parte da atualização do navio capitânia da Marinha do Brasil.
O presidente da Zentech, Ramesh Maini, disse que a empresa vai realizar o trabalho, utilizando sua metodologia patenteada ZAIMS (Zentech’s Asset Integrity Management Solution), para ajudar a Marinha do Brasil na avaliação do casco do navio.
O NAe São Paulo foi construído na França como um porta-aviões da classe Clemenceau. Entregue em 1960, ele serviu na Marinha francesa como Foch até adquirido pelo Brasil em 2000.
Trabalho inicial de Zentech envolve a inspeção de corrosão, avaliação da condição e análise detalhada de integridade do casco do porta aviões, incluindo a criação de modelos 3D para mapear com precisão os resultados da aferição do casco da embarcação, produzindo um resultado analítico mais detalhado e recomendações sobre substituição do aço ou não.
Além da Fase um, a Zentech irá fornecer assistência contínua à Marinha através de um contrato de suporte de manutenção de cinco anos.
James Cook, diretor-gerente da Zentech do Brasil no Rio de Janeiro, disse que o trabalho será realizado principalmente por pessoal local, auxiliado por outros escritórios da Zentech, se necessário. A Zentech está atualmente realizando um trabalho semelhante para o aperfeiçoamento de uma série de plataformas de perfuração offshore para as principais empreiteiras de perfuração, e concluiu recentemente um trabalho semelhante para a plataforma de produção PEMEX 63.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Noticiário Naval