YAKAMOS-RT, o novo sistema de sonar retrátil de Turquia será apresentado na IDEF 2023

YAKAMOS-RT, é o novo membro da família YAKAMOS, que opera com sucesso no mar há muito tempo com a classe de corvetas Ada, é o primeiro sistema de sonar montado no casco exportado da Turquia, e será exibido pela primeira vez no estande da Meteksan Defense na Exposição IDEF 2023, a ser realizada entre 25 e 28 de julho de 2023, na Turquia.

O YAKAMOS-RT foi especialmente desenvolvido para fornecer capacidade de Guerra Anti-Submarino para plataformas menores, como barcos de patrulha e veículos navais não tripulados, que operam em águas rasas e não podem ser equipados com um sistema de sonar montado no casco.

O YAKAMOS-RT, que possui uma estrutura de matriz menor e mais leve com sua operação de alta frequência, não restringirá a capacidade de manobra das plataformas graças à sua estrutura retrátil. Este novo sistema de sonar, que oferece vantagens operacionais significativas em comparação com seus equivalentes, graças a seus algoritmos e interface de usuário otimizados para a Guerra Anti-Submarino, usa os algoritmos da família YAKAMOS Sonar, que comprovaram seu desempenho em diferentes mares por muitos anos.

Özgür CANKARA, vice-presidente da Meteksan Defense, disse que o YAKAMOS-RT é o primeiro sonar retrátil da Turquia desenvolvido para guerra Anti-Submarino (ASW): “Continuamos a usar a tecnologia e a infraestrutura que adquirimos no campo de sistemas de sonar para desenvolver novos produtos com recursos próprios.

A capacidade de plataformas menores, como barcos-patrulha, especialmente veículos navais não tripulados nacionais, que recentemente alcançaram sucesso significativo, para operar contra ameaças submarinas foi um assunto ao qual atribuímos grande importância.

O sistema sonar é pequeno e leve o suficiente para ser transportado por tais plataformas, também buscamos um sistema de sonar que atenda às expectativas ASW e seja econômico para essas plataformas. Nesse contexto, concluímos o processo de desenvolvimento do YAKAMOS-RT como um trabalho inovador. Espero que este novo sistema de sonar seja colocado em serviço o mais rápido possível em várias plataformas de superfície produzidas nacionalmente, especialmente o ULAQ Unmanned Surface Vessel, e acredito que traremos uma grande vantagem competitiva para nossos estaleiros em mercado mundial, principalmente com sua utilização em plataformas que serão exportadas para países de águas rasas.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile