Segurança, qualidade e comprometimento. Essas são as características que refletem os projetos da Wilson Sons Estaleiros (WSE). No final de julho, o estaleiro brasileiro entregou um rebocador à operadora brasileira SAAM SMIT, o SST Arará. Esta é a terceira embarcação de uma encomenda de quatro unidades. A WSE concluiu a construção antes do prazo, seguindo as melhores práticas de qualidade e segurança.
“Mais uma vez, estamos muito satisfeitos com esta parceria, com a qualidade e com o comprometimento da equipe da Wilson Sons Estaleiros na antecipação desta entrega que, inicialmente, vai operar no porto de Santos”, afirma o CEO da SAAM SMIT Towage Brasil, Pieter van Stein.
O mercado de rebocadores tem rendido negócios à Wilson Sons Estaleiros. A quarta e última unidade deste contrato será finalizada daqui a alguns meses. “A embarcação está no dique em fase final de edificação, com previsão de entrega ao cliente entre o final de novembro e início de dezembro”, afirmou o diretor executivo da Wilson Sons Estaleiros, Adalberto Souza. “Nós temos mais dois rebocadores em construção para o próprio Grupo Wilson Sons que têm uma característica interessante: serão os mais potentes em termos de Bollard Pull (tração estática) em operação do país. O Bollard Pull desses navios será de mais de 80 toneladas. Então, com certeza, será um dos maiores rebocadores fabricados e entregues aqui no Brasil. Este projeto tem outro diferencial, ele tem um guincho tipo render recover, que auxilia e dá mais segurança em manobras de grandes navios”, informou o executivo.
A carteira da Wilson Sons Estaleiros contempla ainda uma conversão para a WSUT e sete docagens para ocorrerem até o final de 2018.
A WSE é parceira do consórcio formado pela Damen e a Saab, que participa da licitação para a construção de quatro Corvetas da Classe Tamandaré para a Marinha do Brasil.
Características Gerais do Rebocador SST Arara
Projetista: Damen
Estaleiro Construtor: Wilson Sons Estaleiros
Comprimento: 24m
Boca: 11m
Tração Estática (Bollard Pull): 73 toneladas
Velocidade: 12,5 nós
Motores: 2x CAT 3516C TA HD / D
Força Propulsão: 2x SRP 1515
Painéis Elétricos: Weg
FONTE: Wilson, Sons Estaleiros/Damen