A Força Aérea dos EUA (USAF) quer adquirir mais quatro A-29 Super Tucano, adicionais as 20 já contratadas para Força Aérea do Afeganistão (AAF). As aeronaves serão entregues a AAF dentro de 18 a 20 meses, a partir da data de assinatura do contrato. A AAF está atualmente em processo de recebimento dos primeiros vinte Super Tucano dentro do programa LAS (Light Air Support).
Os A-29 afegãos são empregados em voos de treinamento, vigilância, interdição aérea e apoio aéreo aproximado. Eles apoiam as operações de contra-insurgência a partir do aeroporto militar nos arredores de Cabul. A aeronave tem sido tão bem sucedida, que a própria USAF não descartou a possibilidade do A-29 como uma opção para o programa OA-X, que vais selecionar a próxima aeronave de ataque leve e de reconhecimento armado.
O Super Tucano possui duas metralhadoras de 12,7 mm nas asas e pode ser configurado com vários tipos de armamentos, como canhão de 20 mm, metralhadoras 12.7 mm, foguetes, munições guiadas com precisão ou bombas de até 1.500 kg. Um dos grande diferenciais do A-29 é a sua capacidade de operar a partir de pistas semi-preparadas.