A Marinha dos EUA recebeu o seu 14º e último navio da classe ‘Lewis e Clark’ de carga e munição seca, o USNS ‘Cesar Chavez’ (T-AKE 14), no estaleiro General Dynamics (GD) NASSCO em San Diego, EUA, marcando a conclusão do programa de construção naval.
A entrega faz parte de um contrato assinado pela Marinha dos EUA para a construção de 14 navios T-AKE por US $ 3,7 bilhões.
Dos 14 navios, a Marinha vai operar 11 como navios CLF, enquanto os três restantes farão parte da força marítima pré-posicionamento.
O capitão Sylvester Moore, comandante do Military Sealift Command Pacific, disse que o USNS ‘Cesar Chavez’, irá aumentar a capacidade naval da Marinha dos EUA.
Como a mais nova classe de navios de combate da força de logística, construídos para o Comando Militar Marítimo (MSC), os T-AKES com suas 42.000 toneladas, irão substituir os envelhecidos navios da classe ‘Kilauea’, ‘Mars’ e ‘Sirius’ da Marinha.
Além de transferir mais de 10.000 toneladas de carga militar e suprimentos para forças destacadas dos EUA e parceiros de coalizão, os navios podem apoiar missões especializadas e estratégicas para os próximos 40 anos.
FONTE: naval.technology.com
TRADUZIDO E ADAPTADO POR: Defesa Aérea & Naval