O sexto e último Destroyer Type 45 classe Daring da Marinha Real britânica, o HMS Duncan (D37), suspendeu e se dirigiu para o largo da costa oeste da Escócia para iniciar seu primeiro programa de ensaios no mar.
O comandante Phil Game da Royal Navy disse: “Sair para o mar pela primeira vez, é um marco significativo no início da vida do navio e um tributo ao trabalho de equipe entre a BAE Systems, MOD e meus pessoal da Marinha Real para chegar a este ponto.”
Durante os testes de três semanas, a BAE Systems que construiu o HMS Duncan irá demonstrar seu poder e sistemas de propulsão, auxiliares, bem como os serviços domésticos.
O diretor do programa dos Type 45 da BAE Systems, Paulo Rafferty disse: “Este é o sexto Destroyer Type 45 que vai para testes de mar, mas não haverá complacência no rigor com que irá colocá-la através de seus ritmos e provar suas capacidades excepcionais.”
O primeiro, segundo e terceiro Destroyers Type45, HMS Daring (D32), HMS Dauntless (33) e HMS Diamond (D34), já foram implantados com a Marinha, enquanto o quarto Type 45, HMS Dragon (D35), foi formalmente comissionado a linha de frente da frota início deste ano.
O quinto T45, HMS Defender (D36), concluiu com sucesso sua segunda e última série de testes no mar e deverá entrar em serviço com a Marinha no início de 2013.
Lançado em 2010, o HMS Duncan será baseado em Portsmouth, Reino Unido, enquanto a BAE, juntamente com o Ministério da Defesa britânico (MoD), Marinha Real e parceiros da indústria, vai continuar a prestar apoio ao navio ao longo de sua vida operacional.
Projetado para aumentar a capacidade de defesa aérea naval britânica nos próximos 30 anos, o T45 apoiarão missões incluindo atividades anti-pirataria e anti-contrabando, trabalho de socorro e operações de vigilância, bem como de alta intensidade de combate de guerra.
O HMS Duncan está prevista para ser entregue à Marinha no primeiro semestre de 2013.
FONTE: Naval Technology
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval