Turbomeca do Brasil – Fornecendo suporte para toda América Latina

Turbomeca-1
Entrada das instalações da Turbomeca do Brasil em Xerém

Por Luiz Padilha

Defesa Aérea & Naval teve a oportunidade de conhecer de perto, as instalações da Turbomeca do Brasil, uma empresa pertencente ao Grupo Safran, localizada em Xerém, município de Duque de Caxias – RJ.

O Sr. François Haas, presidente da Turbomeca do Brasil, gentilmente recebeu o DAN em seu escritório para uma conversa informal sobre o funcionamento da empresa, franqueando a mesma para a realização deste artigo.

Na visita ao Centro de Reparos da Turbomeca do Brasil, fomos recebidos pelo engenheiro da empresa, Sr. Balthazar Alencastro, que nos proporcionou uma visão completa de todo o processo realizado pela empresa, passo a passo.

Interior da unidade da Turbomeca do Brasil

A Turbomeca realiza a montagem das turbinas Makila 2A1, do APU SAPHIR20 e reparo/revisão geral das turbinas Arriel e Makila, atendendo tanto clientes civis quanto militares, do Brasil e de toda a América Latina.  As turbinas Makila 2A1 e as Unidades Auxiliares de Força (APU) SAPHIR 20, depois de montadas, são enviadas para a linha de montagem dos helicópteros EC725 fabricados pela Helibras. A Turbomeca também realiza o reparo e a revisão geral das turbinas usadas no modelo EC225 das empresas de Off Shore.

Turbina Makila 2A1 nova, pronta para ser enviada à Helibras e equipar os helicópteros EC725
Turbina Makila 2A1 que equipa o UH-15 da Marinha do Brasil

       

Esquilo – UH-12 da Marinha do Brasil equipado com a turbina Arriel 1B

Conhecendo a Turbomeca

O Grupo Safran fez um investimento da ordem de 10 milhões de euros nas instalações da empresa, com a finalidade de se adequar as novas necessidades que surgiram, após a assinatura do contrato para a venda de 51 helicópteros bi-turbina, modelo EC725 entre o governo brasileiro, através do Ministério da Defesa e a Helibrás. Com este investimento, a Turbomeca do Brasil passou a contar com um novíssimo banco de provas para as turbinas Makila 2A1 e para os APUs SAPHIR 20. As aeronaves EC725 (militar) e EC225 (civil), utilizam as turbinas e os APUs montados na Turbomeca do Brasil, que conta atualmente com 201 funcionários trabalhando em suas instalações.

Recebimento de Material

Toda a movimentação de peças e motores enviados à Turbomeca do Brasil é realizada por este setor, que analisa e cataloga, item a item, todo o material enviado antes que entrem na empresa. A análise é necessária para se ter certeza, de que o equipamento ao ser transportado, não sofreu qualquer tipo de dano.

Workscope

       

No setor de Workscope são definidos os níveis de serviço que cada módulo do motor receberá. Os clientes podem enviar para a empresa a turbina completa, ou apenas o módulo que necessite reparo. Independente se o cliente enviou apenas um módulo ou o motor completo, a análise é feita por módulo.

Desmontagem

       

Uma vez definido o que será feito no módulo, é iniciada a desmontagem do mesmo e feita a separação das peças que o compõem. As peças são armazenadas em locais específicos para o envio à seção seguinte, a de limpeza.

Limpeza

       

Devido aos materiais utilizados na construção dos motores, a limpeza das peças é feita em tanques específicos. Existem vários tanques e cada um deles possui um controle de tempo e de temperatura, onde os técnicos acompanham o processo de limpeza. Limpas, as peças seguem para uma nova etapa, a de ensaios não destrutivos.

Ensaios não destrutivos

       

Aqui acontece algo impressionante para quem não conhece de perto os procedimentos técnicos de reparo/revisão de equipamentos aeronáuticos. Uma peça de demonstração nos é apresentada e a impressão que se tem, é  que a mesma se encontra em perfeito estado.  As imperfeições que não são vistas a “olho nu”, são detectadas através do uso da luz ultra violeta na Cabine de Inspeção Liquido Penetrante. É surpreendente o resultado que este processo proporciona.

As imperfeições da peça ficam claras com o uso do líquido penetrante a a luz ultra-violeta

Dimensional e Inspeção de peças

Neste setor, o inspetor de posse dos relatórios das peças que passaram pelo “ensaio não destrutivo”, mais o relatório gerado através do aparelho tridimensional e sua inspeção visual, emitirá um laudo de inspeção final baseado nesses 3 elementos, possibilitando aos técnicos decidirem se a peça vai retornar ao motor, se ela precisará ser reparada ou se será rejeitada.

       

As etiquetas que separam as peças militares/civis, boas ou não

       

Os rolamentos são inspecionados, limpos e uma vez aprovados, podem continuar equipando os motores, caso contrário são descartados e o cliente é informado da necessidade da troca do mesmo.

Bancada de análise de rolamentos

PCP de reparos

Peças aguardando envio para reparo

As peças que são enviadas para reparo, passam por este setor que irá determinar se o reparo será realizado na Turbomeca ou se será enviado para reparo em outra unidade da Turbomeca.

Reparo Interno

       

Com modernos equipamentos, a Turbomeca do Brasil realiza os reparos nas peças que ainda voarão muitas horas em seus motores, Arriel e Makila.

Montagem (Novos e Overhaul)

Turbina Makila 2A1 nova, pronta para ser enviada à Helibras e equipar os helicópteros EC725

Como mencionado no início do texto, a Turbomeca do Brasil monta motores novos Makila2A1 e APU SAPHIR20, para os helicópteros fabricados na Helibras. As peças revisadas, reparadas e novas ficam armazenadas num setor chamado Kitting, aguardando a programação para serem montadas novamente nos motores.

       

       

O DAN teve a oportunidade de acompanhar de perto o processo de embalagem de um motor Makila 2A1, revisado. O transporte é feito com variados modelos de conteiners. Abaixo, um modelo de contêiner para o transporte da Makila 2A1, que pode ou não, utilizar pressão positiva em seu interior.

       

Banco de provas

A Turbomeca do Brasil possui 2 bancos de provas para os testes de suas turbinas antes do envio aos clientes. Um para as turbinas Arriel 1, Arriel 2 e outro para a Makila 2A1 e para o APU SAPHIR 20.

Banco de provas das turbinas Arriel

 

       

Banco de provas para turbina Makila 2A1 e para o APU SAPHIR 20

       

Após a passagem pelo banco de provas, as turbinas são enviadas para a uma última verificação antes de serem embaladas e enviadas aos clientes. Esta é a rotina da oficina de revisão e reparo da Turbomeca do Brasil, onde a qualidade de seus serviços é o ponto chave para a empresa receber turbinas de cliente nacionais e estrangeiros.

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