Por Luiz Padilha
O Sr. François Haas, presidente da Turbomeca do Brasil, gentilmente recebeu o DAN em seu escritório para uma conversa informal sobre o funcionamento da empresa, franqueando a mesma para a realização deste artigo.
Na visita ao Centro de Reparos da Turbomeca do Brasil, fomos recebidos pelo engenheiro da empresa, Sr. Balthazar Alencastro, que nos proporcionou uma visão completa de todo o processo realizado pela empresa, passo a passo.
A Turbomeca realiza a montagem das turbinas Makila 2A1, do APU SAPHIR20 e reparo/revisão geral das turbinas Arriel e Makila, atendendo tanto clientes civis quanto militares, do Brasil e de toda a América Latina. As turbinas Makila 2A1 e as Unidades Auxiliares de Força (APU) SAPHIR 20, depois de montadas, são enviadas para a linha de montagem dos helicópteros EC725 fabricados pela Helibras. A Turbomeca também realiza o reparo e a revisão geral das turbinas usadas no modelo EC225 das empresas de Off Shore.
Conhecendo a Turbomeca
O Grupo Safran fez um investimento da ordem de 10 milhões de euros nas instalações da empresa, com a finalidade de se adequar as novas necessidades que surgiram, após a assinatura do contrato para a venda de 51 helicópteros bi-turbina, modelo EC725 entre o governo brasileiro, através do Ministério da Defesa e a Helibrás. Com este investimento, a Turbomeca do Brasil passou a contar com um novíssimo banco de provas para as turbinas Makila 2A1 e para os APUs SAPHIR 20. As aeronaves EC725 (militar) e EC225 (civil), utilizam as turbinas e os APUs montados na Turbomeca do Brasil, que conta atualmente com 201 funcionários trabalhando em suas instalações.
Recebimento de Material
Toda a movimentação de peças e motores enviados à Turbomeca do Brasil é realizada por este setor, que analisa e cataloga, item a item, todo o material enviado antes que entrem na empresa. A análise é necessária para se ter certeza, de que o equipamento ao ser transportado, não sofreu qualquer tipo de dano.
Workscope
No setor de Workscope são definidos os níveis de serviço que cada módulo do motor receberá. Os clientes podem enviar para a empresa a turbina completa, ou apenas o módulo que necessite reparo. Independente se o cliente enviou apenas um módulo ou o motor completo, a análise é feita por módulo.
Desmontagem
Uma vez definido o que será feito no módulo, é iniciada a desmontagem do mesmo e feita a separação das peças que o compõem. As peças são armazenadas em locais específicos para o envio à seção seguinte, a de limpeza.
Limpeza
Devido aos materiais utilizados na construção dos motores, a limpeza das peças é feita em tanques específicos. Existem vários tanques e cada um deles possui um controle de tempo e de temperatura, onde os técnicos acompanham o processo de limpeza. Limpas, as peças seguem para uma nova etapa, a de ensaios não destrutivos.
Ensaios não destrutivos
Aqui acontece algo impressionante para quem não conhece de perto os procedimentos técnicos de reparo/revisão de equipamentos aeronáuticos. Uma peça de demonstração nos é apresentada e a impressão que se tem, é que a mesma se encontra em perfeito estado. As imperfeições que não são vistas a “olho nu”, são detectadas através do uso da luz ultra violeta na Cabine de Inspeção Liquido Penetrante. É surpreendente o resultado que este processo proporciona.
Dimensional e Inspeção de peças
Neste setor, o inspetor de posse dos relatórios das peças que passaram pelo “ensaio não destrutivo”, mais o relatório gerado através do aparelho tridimensional e sua inspeção visual, emitirá um laudo de inspeção final baseado nesses 3 elementos, possibilitando aos técnicos decidirem se a peça vai retornar ao motor, se ela precisará ser reparada ou se será rejeitada.
Os rolamentos são inspecionados, limpos e uma vez aprovados, podem continuar equipando os motores, caso contrário são descartados e o cliente é informado da necessidade da troca do mesmo.
PCP de reparos
As peças que são enviadas para reparo, passam por este setor que irá determinar se o reparo será realizado na Turbomeca ou se será enviado para reparo em outra unidade da Turbomeca.
Reparo Interno
Com modernos equipamentos, a Turbomeca do Brasil realiza os reparos nas peças que ainda voarão muitas horas em seus motores, Arriel e Makila.
Montagem (Novos e Overhaul)
Como mencionado no início do texto, a Turbomeca do Brasil monta motores novos Makila2A1 e APU SAPHIR20, para os helicópteros fabricados na Helibras. As peças revisadas, reparadas e novas ficam armazenadas num setor chamado Kitting, aguardando a programação para serem montadas novamente nos motores.
O DAN teve a oportunidade de acompanhar de perto o processo de embalagem de um motor Makila 2A1, revisado. O transporte é feito com variados modelos de conteiners. Abaixo, um modelo de contêiner para o transporte da Makila 2A1, que pode ou não, utilizar pressão positiva em seu interior.
Banco de provas
A Turbomeca do Brasil possui 2 bancos de provas para os testes de suas turbinas antes do envio aos clientes. Um para as turbinas Arriel 1, Arriel 2 e outro para a Makila 2A1 e para o APU SAPHIR 20.
Após a passagem pelo banco de provas, as turbinas são enviadas para a uma última verificação antes de serem embaladas e enviadas aos clientes. Esta é a rotina da oficina de revisão e reparo da Turbomeca do Brasil, onde a qualidade de seus serviços é o ponto chave para a empresa receber turbinas de cliente nacionais e estrangeiros.