TRELLEBORG fornece vedações para o KC-390, o maior avião da Embraer

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A Trelleborg Sealing Solutions Brasil, uma das maiores desenvolvedoras, fabricantes e fornecedoras mundiais de vedações de precisão e rolamentos, foi selecionada pela ELEB, empresa controlada pela Embraer, para fornecer o sistema de soluções de vedação que irá equipar o trem de pouso do maior avião já produzido pela Embraer até hoje: o KC-390.

A Trelleborg faz parte de um grupo restrito de fabricantes de sistemas avançados de vedação aeroespacial, que pode oferecer produção local para as companhias brasileiras. Por meio de sua fábrica em São José dos Campos, a empresa prestou todo suporte para a ELEB na concepção do sistema de vedação para o trem de pouso da aeronave. Contou para isso com seu conhecimento global, construído em mais de 70 anos de experiência no fornecimento de sistemas de vedação para a indústria aeroespacial.

Osvaldo Hirama, gerente nacional de Vendas e Marketing na Trelleborg Sealing Solutions, explica que a Trelleborg atua no fornecimento de peças para aviões da Embraer praticamente desde o surgimento da fabricante brasileira.

“Embasado em um plano estratégico, iniciado em 2003, a fábrica da Trelleborg no país começou a fornecer peças para trens de pouso para Embraer já em 2005. Entendemos as necessidades do cliente e criamos um pacote de benefícios, que inclui produção de conteúdo local e assistência técnica por parte de nossa equipe no Brasil”.

Nos trens de pouso das aeronaves existem atuadores hidráulicos que ativam esses equipamentos complexos, enquanto que amortecedores hidráulicos absorvem o impacto da descida do avião ao solo. Configurações avançadas de vedações dentro desses atuadores e amortecedores garantem o funcionamento desses sistemas hidráulicos e em última instância o funcionamento do próprio trem de pouso.

Segundo Hirama, “a principal função do sistema de vedação no interior do trem de pouso é converter a força hidráulica (pressão de óleo) em movimento mecânico. É a ação da pressão de óleo que faz com que o trem de pouso avance ou recue. Ao pousar, internamente as vedações formam um colchão de óleo que faz o amortecimento do sistema”.

“Para cada modelo de avião é desenvolvida uma solução de vedação diferente, que atende aos requisitos do avião e trem de pouso. No caso do KC-390, como se trata de um avião de transporte, que precisa sustentar uma carga maior, são sete trens de pouso (seis no corpo principal, três de cada lado, e um no nariz). Todo o processo levou cerca de seis meses de estudos por parte da Trelleborg para que fossem atendidos todos os requisitos necessários para esse projeto”.

A fábrica da Trelleborg Sealing Solutions no Brasil é uma das mais de 20 unidades de produção da empresa ao redor do mundo. Entre outros “padrões de qualidade de fabricação”, a linha de produção do KC-390 conta com certificação AS 9100, sistema de gestão da qualidade amplamente adotado e padronizado pela indústria aeroespacial.

O Grupo Trelleborg está comprometido com o mercado brasileiro e tem aumentado sua presença física e suporte ao cliente nesta região-chave nos últimos anos. O grupo possui diversas unidades de produção no Brasil, em Macaé, São Paulo e São José dos Campos. As fábricas produzem uma ampla gama de produtos e soluções da Trelleborg com base em tecnologia de polímeros, tais como: vedações de precisão, impressão de mantas, mangueiras de óleo especialmente concebidas para aplicações de superfície e de profundidade e uma vasta gama de soluções baseadas em polímeros para exploração offshore e submarina de óleo & gás. Além disso, existem vários escritórios de vendas para prover eficazmente o mercado local.

As vendas anuais no Brasil, em 2013, foram de cerca de US$ 59 milhões e o número de funcionários é de aproximadamente 410, sem contar a joint venture Trelleborg Vibracoustic.

FONTE: Medialink Comunicação

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