O governo holandês retirou os estaleiros ThyssenKrupp da Alemanha e o Navantia da Espanha, da concorrência para comprar novos submarinos para a Marinha Real da Holanda.
O governo deve tomar uma decisão na próxima sexta-feira sobre a compra. A associação sueco-holandesa, Saab-Damen e o grupo francês Naval Group, são os únicos competidores restantes, relatou a Noordhollandsdagblad citando fontes anônimas, na semana passada.
“No meio do ano passado, as negociações pararam de repente”, diz Holger Isbrecht, da ThyssenKrupp Marine Systems. “A Holanda então criou uma nova Estratégia da Indústria de Defesa, na qual havia um grande esforço para proteger a indústria marítima holandesa.”
Para o estaleiro alemão, esse era o sinal de uma ofensiva contra Den Helder. Topman Rolf Wirtz chegou à Prefeitura de Helderse com Isbrecht em outubro para explicar ao Prefeito Schuiling e ao vereador do porto Visser quais eram os planos alemães.
Durante uma conferência de imprensa em Haia, Isbrecht anunciou na semana passada que a ThyssenKrupp queria construir os submarinos em Den Helder e que há cerca de 2.000 empregos envolvidos.
“Há preocupações sobre o parceiro alemão nos ministérios da defesa e assuntos econômicos”, diz uma pessoa que não está autorizada a se manifestar sobre o assunto. É um projeto a longo prazo, de trinta a quarenta anos. O governo prefere trabalhar com um parceiro confiável.”
Além disso, os círculos navais deixam claro que o submarino 212 CD da ThyssenKrupp não atende aos requisitos. Holger Isbrecht negou dizendo: “Somos flexíveis e queremos atender a todos os requisitos”.
Segundo o estaleiro alemão, a funcionalidade dos seus submarinos foi comprovada e isso tem que ser comprovado com a Saab-Damen.
FONTE: Defense.World.Net
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN