Thales lança radar AESA compacto

Por Christina Mackenzie

PARIS – A Thales lançou em 16 de outubro seu novo AirMaster C, um radar de vigilância aerotransportado compacto e ativo (AESA) para plataformas de pequeno e médio porte. Embora a fase de design do radar tenha sido finalizada, ele ainda precisa de testes no ar. No entanto, Stéphane Lavigne, diretor de vendas da Thales, disse que o Ministério das Forças Armadas da França já havia notificado sua intenção de comprar o equipamento para o futuro helicóptero leve do Exército, o Guépard, desenvolvido pela Airbus Helicopters e que deve entrar em serviço em 2026.

H160M Guépard da Airbus

Jon Bye, chefe de marketing do cliente da Thales, disse que o AirMaster C garantiria que os clientes obtivessem “aquela ótima imagem, na primeira vez, sempre”.

O radar de antena ativa é baseado na tecnologia SiGe (silício-germânio) totalmente validada em 2019. A Thales diz que o SiGe é “muito mais eficiente em termos de energia do que outras tecnologias usadas para radares AESA e permite que o radar se resfrie automaticamente”.

François Arpagaus, diretor da linha de produtos de vigilância aerotransportada da empresa, disse que o AirMaster C é fácil de integrar, menos complexo de operar e permitiria aos usuários “ver mais, por mais tempo” graças à “multipolarização” que permite ao radar selecione automaticamente as configurações ideais para cada missão.

O radar foi projetado para ocupar um espaço pequeno, o que o torna 30% menor em tamanho, peso e potência do que outros radares de sua classe. É pequeno, não ultrapassa duas páginas A4 lado a lado, pesa menos de 20 kg (45 lbs) e consome cerca de 1 Kw de potência. “É perfeito para plataformas de pequeno e médio porte, tripuladas ou não”, disse Arpagaus.

Lavigne disse que o sensor foi projetado com muitas informações de usuários de radar. “O programa está lançado, estamos prontos para receber pedidos”, disse ele, acrescentando que o prazo normal de entrega a partir da assinatura do contrato aconteceria em dois anos.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

FONTE: c4isrnet

Sair da versão mobile