Por João José Oliveira
A Embraer reportou em 2017 margem em dólares para lucro antes de juros e impostos (Ebit) de 5,6% e margem antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda) de 11%, ante as metas que eram de 8% a 9%, para Ebit, e de 13,5% a 14,5%, para Ebitda.
A empresa disse que R$ 217,2 milhões foram gastos em itens especiais, principalmente relacionados aos ‘impairments’ nos segmentos de Aviação Executiva e de Defesa & Segurança.
Filippo afirmou que a empresa precisou reconhecer US$ 50 milhões em gastos extras por causa de alguns fatores, entre eles testes com o KC-390. “Se não fosse por esses US$ 50 milhões, a margem teria ficado na parte de baixo da meta”, admitiu Filippo em teleconferência de resultados com jornalistas.
No dia 12 de outubro, o protótipo 001 da aeronave de transporte e reabastecimento Embraer KC-390 teve “um evento além do limite planejado no teste de uma das várias configurações experimentadas durante um voo de certificação para avaliar as qualidades em baixa velocidade com simulação de formação de gelo”, segundo a empresa.
Por causa disso, o protótipo 001 ficou fora de testes para manutenção. Segundo Filippo, isso levou a ajustes, com mais horas de utilização do protótipo 002 e mudanças no cronograma de procedimentos.
“É importante destacar que o evento não provocou mudanças no programa”, disse o executivo, afirmando que o primeiro KC-390 será entregue à Força Aérea Brasileira (FAB) para 2018. “Os dois protótipos estão em testes agora”, afirmou.
FONTE: Valor
FOTOS: Ilustrativas