Por Dominic Perry
A Turkish Aerospace Industries espera concluir a entrega até o final do ano de seu lote inicial de nove helicópteros de ataque T129A para as forças terrestres do país.
Desenvolvido a partir do AgustaWestland AW129 no âmbito do programa ATAK da Turquia, até agora quatro das aeronaves de asas rotativas foram entregues em uma configuração inicial de capacidade operacional. Isto caracteriza um canhão de 20mm e lançadores de foguetes de 70 milímetros.
O modelo B subseqüente – essencialmente um helicóptero de capacidade operacional plena – contará com foguetes guiados a laser Cirit e Mizrak, (mísseis anti-tanque), ambos desenvolvidos pela empresa turca Roketsan, ao lado do Raytheon FIM-92 Stinger.
Görkem Bilgi, gerente de desenvolvimento de helicópteros da Tai, diz que, dependendo do resultado das negociações com o governo turco, os primeiros T129Bs será entregue no primeiro semestre de 2015 em Ankara, num total de 59 do tipo.
“Estamos no processo de qualificação para o modelo T129B e temos um programa de testes para executar”, diz ele.
Bilgi diz que as negociações estão em curso com o objetivo de selar uma série de acordos de exportação para o helicóptero de 5 ton., inclusive com potenciais clientes na região do Oriente Médio e do Golfo da Ásia central e do leste.
Enquanto isso, o airframer está aguardando autorização do governo dos Estados Unidos para permitir que ele comece a montagem final de uma variante turca do Sikorsky S-70i Black Hawk.
A TAI inicialmente irá fabricar 109 dos helicópteros T-70 para seis usuários finais do governo turco, todos modelos de exportação da Sikorsky.
Bilgi espera receber as aprovações necessárias no início do próximo ano, com a produção a começando logo em seguida. As entregas estão programadas para começar em 2018.
O T-70 contará com uma aviônica turca – suíte da Aselsan- e caixa de velocidades e componentes dinâmicos feitos por Alp Aviation.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval
FONTE: Flightglobal.com