A Saab conduziu uma demonstração do primeiro sistema de defesa aérea de curto alcance móvel (MSHORAD) para uma audiência de várias delegações nacionais. Em uma série de disparos, o sistema identificou, rastreou e engajou vários alvos. Os disparos ocorreram em 30 de agosto na cidade de Karlskoga, Suécia.
Clientes em potencial de 15 nações assistiram a demonstração ao vivo. Um total de cinco disparos bem sucedidos foram realizados a partir da unidade de disparo móvel RBS 70 NG no veículo MARS-S330 contra uma variedade de alvos, incluindo um drone e uma estrutura de helicóptero elevada. Durante um cenário de disparo, a visão montada no veículo foi retirada e reconfigurada como uma unidade de tiro portátil. Também foi realizado um disparo noturno contra um alvo rebocado.
“O sucesso desses disparos prova que temos uma solução de defesa aérea móvel totalmente operável. Essa demosntração destaca o valor de um único fornecedor capaz de entregar tudo, desde o radar até a unidade de disparo, incluindo uma solução GBAD C2. A combinação do nosso radar Giraffe 1X e a unidade de disparo móvel RBS 70 NG é a combinação perfeita para uma solução com alcance de primeira classe, cobertura de altitude e detecção”, diz Stefan Öberg, chefe dos sistemas de mísseis da unidade de negócios da Saab.
O MSHORAD é a resposta da Saab à nova era do campo de batalha, com ameaças aéreas evoluídas, como o advento de drones, veículos aéreos não tripulados e outras armas aéreas avançadas. O MSHORAD é uma solução integrada ao veículo que pode identificar, contrariar e neutralizar ameaças aéreas de maneira rápida, eficaz e decisivamente. O sistema consiste na unidade de radar móvel, com base no radar Giraffe 1X, a unidade de disparo móvel, com base no RBS 70 NG, todos conectados ao GBAD C2 da Saab C2.