A Saab ofereceu à Índia o desenvolvimento do Sea Gripen, com transferência de tecnologia. “Nós temos uma grande oportunidade para transferência de tecnologia”, afirmou Ulf Nilsson, chefe da área de negócios da Saab Aeronautics, a respeito da versão naval do Gripen e do andamento do projeto da versão naval do LCA Tejas.
Perguntado sobre quem pagaria pelo desenvolvimento do Sea Gripen, disse que “Existe um custo para tudo mas, também existem diferentes formas de investimento. Tal como o desenvolvimento com outros clientes potenciais, que pode ser em conjunto com o Brasil. A Tailândia também é um potencial cliente para o Sea Gripen”.
Apesar da Marinha Indiana apoiar o desenvolvimento do LCA Tejas, existe a preocupação quanto as incertezas dos compromissos da Força Aérea Indiana (IAF) com o Tejas Mk2, que está muito atrasado, e que serve como base para o desenvolvimento do LCA Naval.
A IAF anunciou recentemente uma encomenda para um total de 120 LCA, com três modificações na versão original do Tejas, mas que ainda é inferior ao LCA Mk2.
O Comandante da Marinha Indiana, Almirante R K Dhowan, disse recentemente que a Marinha estava comprometida com o projeto, e que espera que o LCA Mk2 venha a atender os requisitos da Força em sua totalidade.
A Marinha Indiana deve receber o porta-aviões INS Vikrant, que está sendo construído em Cochim, em 2018. Entretanto, não está claro se o LCA naval estará pronto para operar nele.
A Saab já concluiu todos os estudos de viabilidade e disse já ter identificado todas as modificações necessárias no Gripen para criar o Sea Gripen.
No entanto, o maior problema para a Saab é que a Suécia não possui um porta-aviões e, consequentemente, o desenvolvimento de um protótipo ainda é um problema.
FONTE: The Economic Times
TRADUÇÃO E ADAPATAÇÃO: Defesa Aérea & Naval